Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

#Presidenciais2021 ao minuto: Afluência até às 16h00 é inferior a 2016

24 jan, 2021 - 08:07

Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976. Concorrem sete candidatos.

A+ / A-
"Estou aqui, em primeiro lugar, para evitar aglomerações e filas"
"Estou aqui, em primeiro lugar, para evitar aglomerações e filas"
  • Mais de 10 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições deste domingo para escolher o próximo Presidente da República.
  • A campanha eleitoral decorreu em pleno estado de emergência devido à epidemia de Covid-19.
  • Ordem dos candidatos no boletim de voto: 1.º Eduardo Nelson da Costa Baptista; 2.º Marisa Isabel dos Santos Matias; 3.º Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa; 4.º Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves; 5.º André Claro Amaral Ventura; 6.º Vitorino Francisco da Rocha e Silva ; 7.º João Manuel Peixoto Ferreira; 8.º Ana Maria Rosa Martins Gomes.
  • Eduardo Baptista, militar, figura no boletim de voto por uma imposição legal mas a sua candidatura não foi aceite pelo Tribunal Constitucional por falta de assinaturas (só seis foram validadas quando são necessárias 7.500). Os votos em Eduardo Baptista serão considerados nulos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Votar ou não votar
    24 jan, 2021 Por cá 11:32
    Eu não voto. Sou pouco democrata? Desperdiço um direito que custou a ganhar? Não contribuo para a Democracia? Dou a outros o direito de decidir por mim? Já ouvi essa lenga-lenga vezes sem conta e estou-me nas tintas. É que na realidade, eu voto, não votando. Ao não contribuir para esta farsa que são estas eleições, onde os deputados são escolhidos por partidos e não por mim, onde não tenho voto nos programas dos partidos elaborados no segredo das sedes partidárias - "eles" dizem que sim e até pedem a minha contribuição, mas surpresa das surpresas, nada do que propus - diminuição de numero de deputados, lugares vagos na AR consoante a Abstenção, limitação do numero de mandatos de deputados, serviço na AR contar apenas pelo numero de anos para a reforma e não reforma após 3 mandatos, etc - nada do que propus foi alguma vez aceite, onde as promessas das campanhas eleitorais são letra morta passada a noite eleitoral, onde a Reforma Eleitoral é tabu para aqueles que não querem perder o tachinho, então estou a dizer não, a esta farsa de partidocracia e que não vou dar um cunho de legalidade e 3,5€ a distribuir pelos partidos amigos, indo por uma cruz num partido que só me pede isso e depois que fique quieto e calado a aguentar tudo, até ser chamado a votar outra vez. Quando mudar o Sistema Eleitoral e esta panelinha em círculo, talvez valha a pena. Agora, não.

Destaques V+