Tempo
|
A+ / A-

Ana Gomes admite ser “inevitável” encerrar escolas

19 jan, 2021 - 12:05 • Susana Madureira Martins , Olímpia Mairos

A candidata presidencial avança que se for “indispensável” pode suspender a campanha.

A+ / A-

Veja também:


A candidata presidencial Ana Gomes afirmou esta terça-feira, em Almada, que poderá ser necessário encerrar as escolas, devido à evolução da pandemia de Covid-19.

“Se a avaliação que os dados, que eu não tenho, mas que o Governo terá, dizem que a situação está fora de controlo, será necessário fazer isso [encerrar as escolas]”, disse aos jornalistas que acompanhavam uma ação de campanha.

A antiga eurodeputada do PS, partido que não tem candidato oficial nas presidenciais, que afirmou, recentemente em Cinfães, que “o Governo atuou bem” face às divergências existentes entre os especialistas sobre se as escolas se deveriam ou não manter abertas, admitiu agora que pode ser altura de rever essa posição.

“Tendo em conta que a situação não melhorou, ou só melhorou na diminuição do número dos casos, (…) e se a situação está, de facto, em contágio exponencial, então, poderá ter que ser necessário”, defendeu a candidata.

Quando questionada sobre se admitia suspender a campanha, afirmou que tem estado a cumprir todas as regras sanitárias. “Se se considerar que isso é indispensável [suspender], naturalmente, também o farei”, admitiu a candidata, explicando que “boa parte da campanha está a ser online e que não têm acontecido aglomerados em espaços fechados.

“Não me parece que [a campanha] esteja a pôr pessoas em risco, não tenho notícia de que nenhuma das pessoas que estiveram comigo nos últimos dias, em qualquer ação de rua, incluindo jornalistas, tenham sido afetados”, disse.

A candidata falava esta manhã aos jornalistas antes de visitar a escola Fernão Mendes Pinto, em Almada.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+