Tempo
|
A+ / A-

Quem ganhou o debate das rádios?

Marcelo destacou-se, Mayan surpreendeu e ausência de Ventura cheirou a “cobardia”

18 jan, 2021 - 13:42 • Fábio Monteiro

Para Pedro Benevides, editor de política da TVI, o candidato que esteve pior no debate foi o que não compareceu: André Ventura. "Cheirou um bocadinho a cobardia não ter aparecido neste debate, talvez a calculismo político", diz. Já Maria Henrique Espada, editora de política da revista Sábado, destaca a posição de Tiago Mayan sobre não dar posse a Governo do Chega.

A+ / A-

O último debate entre os candidatos a Presidente da República, organizado pelas rádios Renascença, Antena 1 e TSF, foi morno, pouco clarificador e com um “elefante na sala” – a ausência de André Ventura.

Em declarações à Renascença, Maria Henrique Espada, editora de política da revista Sábado, assume ser difícil dizer “quem esteve melhor ou pior”, dado que os candidatos foram “bastante previsíveis” e o argumentário que levaram para o embate teve pouco de novo.

“Os candidatos deviam ter aproveitado para lançar argumentos novos, basicamente. Não acho que tenha sido um debate muito feliz desse ponto de vista”, nota.

Pedro Benevides, editor de política da TVI, sublinha também que “ao fim de não sei quantos debates” já conhecemos “todos um bocadinho [os candidatos] e já conhecemos o tipo de argumentos que vão dar”.

Segundo Maria Henrique Espada, um dos problemas do debate, “que não é novo”, teve a ver “com a forma como os candidatos abordam o tema de sempre: dariam ou não dariam posse a um Governo apoiado pelo Chega”.

“É uma situação constitucionalmente insustentável, para quem se apresenta numa campanha para o cargo da Presidente da República, que é alguém que tem que defender a Constituição. É uma situação do ponto de vista da própria Constituição é pouco defensável. E depois criaria uma crise constitucional e política sem solução à vista, porque quando não se dá posse a um Governo o que acontece: marcar eleições. Se essas eleições dão um resultado semelhante àquele que o Presidente recusou, o próprio Presidente fica numa situação insustentável. Vai manter em gestão o Governo eternamente? Isso é um absurdo político, um absurdo constitucional”, explica.

Todos contra Marcelo, o ausente Ventura  e os erros da pandemia. O essencial do último debate
Todos contra Marcelo, o ausente Ventura e os erros da pandemia. O essencial do último debate

O momento: tomada de posição de Mayan

Se fosse Presidente da República, Tiago Mayan Gonçalves garantiu que não daria posse a um Governo que defenda "atentados ao Estado de direito, à Constituição, regresso da pena perpétua". Leia-se: um Governo do Chega. O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal cruzou assim, pela primeira vez, uma fronteira política e juntou-se a Marisa Matias e Ana Gomes.

“Uma novidade interessante do debate é que Mayan embarca no mesmo barco. Não é tão taxativo como Marisa Matias ou Ana Gomes, mas vem dizer que avaliadas as condições de Governo. Deixa praticamente João Ferreira e Marcelo do outro lado sozinho como defensores da Constituição. É muito curioso. Acabam por ser eles a ter uma posição mais centrista, face à Constituição. Encontram-se algures ali ao meio”, aponta Maria Henrique Espada.

Pedro Benevides diz também considerar a posição tomada por Mayan como esclarecedora, mas não propriamente surpreendente, tendo em conta a posição da Iniciativa Liberal nos Açores.

“A declaração de que não iria dar posse a um Governo do Chega pareceu-me um bocadinho difícil de justificar. Acho que aqui foi um bocadinho a cedência ao ar dos tempos e que talvez não tenha resistido a dar esse passo”, explica.

O destaque: Marcelo

Para Pedro Benevides, Marcelo Rebelo de Sousa foi o candidato que mais se destacou no debate das rádios.

“Diria que houve um que se destacou, não necessariamente pela positiva, que foi Marcelo Rebelo de Sousa. Foi talvez mais longe nas críticas que fez quer ao Governo, quer ao próprio PSD no caso dos Açores. Se houve alguma surpresa neste debate, foi a forma como Marcelo Rebelo de Sousa criticou o Governo por não ter antecipado e planeado melhor o aparecimento de uma terceira vaga. E pela forma como responsabilizou o PSD por ter posto o Chega no plano central da vida política”, diz.

O perdedor: André Ventura, o candidato ausente

Apesar de ausente, André Ventura e o Chega foram tema de debate. “Acho que não há forma de não falar. André Ventura tornou-se um bocadinho o elefante na sala nesta campanha, embora perceba quem critique se dê demasiada atenção”, diz Maria Henrique Espada.

Segundo Pedro Benevides, o candidato que esteve pior no debate foi mesmo o que não compareceu: André Ventura.

“Ou não teve coragem para ser confrontado pelos adversários com aquilo que tem estado a fazer na campanha ou não teve organização para rearranjar a campanha como todos os outros fizeram para poder estar a fazer parte de um debate destes. Ele tem, goste-se ou não, tem conseguido marcar a agenda e pôr todos os candidatos a falar dele. Acho que a presença dele era necessária. Cheirou um bocadinho a cobardia não ter aparecido neste debate, talvez a calculismo político. Portanto, diria que o candidato que pior esteve foi claramente aquele que não quis comparecer”, diz.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    21 jan, 2021 Viseu 10:59
    Artigo incompleto e inquinado. Todos têm um complexo de inferioridade em relação a André Ventura. Mas isso passa, depois das eleições... O pessoal da informação, também na RR, está inquinado pelo "politicamente correto", o que pode significar falta de coragem e de personalidade...
  • Correia Constantino António
    18 jan, 2021 Montargil 21:01
    foi um grande debate como já não acontecia há algum tempo. Os candidatos respeitaram-se e souberam transmitir as suas opiniões de maneira muito percetível falando cada um na sua vez sem interrupções. O candidato do Chega não compareceu porque foi cobarde! Tem feito uma campanha horrível sobretudo pela má educação e pela falta de soluções para os grandes problemas do País! Este candidato tem uma linguagem sem nível e pouco digna para um candidato a Presidente!!! É muito básico e nunca ouvi este candidato apresentar soluções para os males do País e também nunca o ouvi falar do seu programa, principalmente daqueles pontos que mais o identificam com a extrema direita!!! Será que tem medo de dar a conhecer o programa aos portugueses!!! Nos debates onde este candidato está presente, ninguém se entende, os Portugueses não ficam a perceber nada e é mestre a gerar a confusão pela falta de respeito pelos outros!!!
  • EU
    18 jan, 2021 PORTUGAL 19:13
    Estou limpo da consciência, pois antes dele ser já EU era contra aquilo que ele traria. Refiro-me ao que não APARECEU. Mas se ele foi o único que não compareceu, quer isso dizer que TODOS os OUTROS marcaram PRESENÇA. Se do lado dele foi um acto de cobardia, que dizer ou QUALIFICAR a AUSÊNCIA da referência ao Candidato Vitorino Silva? Nem uma única VEZ é referido o nome Dele. E dizem que LÁ PARA LISBOA há DEMOCRACIA? Democratas são TODOS AQUELES que não DESPREZAM. Vitorino Silva tem sido DESPREZADO por MUITOS que se dizem democratas. O MEDO começa a fazer com que os, tais, democratas tenham CALAFRIO(S). É a vida.
  • João Lopes
    18 jan, 2021 Viseu 18:52
    André Ventura e o Chega foram tema de debate e ganharam o debate...sem lá estar! Que aborrecimento! E vão às próximas eleições com o Marcelo...Que aborrecimento!
  • Augusto
    18 jan, 2021 Lisboa 16:01
    Eu ouvi o debate, e nem ouvi o Marcelo " destacar-se", nem o Mayan "surprender", em suma talvez o Fabio Monteiro, seja apoiante destes dois candidatos. Eu gostei muito da Marisa Matias.

Destaques V+