Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia: “Perguntem aos portugueses se é função do Estado matar os cidadãos”

11 jan, 2021 - 15:44 • Liliana Monteiro , com redação

Líder do CDS recebeu a Federação Portuguesa pela Vida numa altura em que o Parlamento dá os últimos passos na lei da eutanásia. “Somos violentamente contra esta ideia de pântano moral", afirma Francisco Rodrigues dos Santos.

A+ / A-

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, recebeu esta segunda-feira a Federação Portuguesa pela Vida, numa altura em que está em curso a definição legal do diploma da legalização da eutanásia.

Em declarações aos jornalistas no final do encontro, Isilda Pegado, da Federação Portuguesa pela Vida, deixa um apelo a todos os deputados sobre qual deve ser o papel do Estado.

“Que atuem com responsabilidade, que é aquilo que o povo português espera. Olhem para esta proposta, olhem para o tempo em que estamos a viver e perguntem ao povo português se é a função do Estado matar os cidadãos. Este é que é o ponto central da eutanásia: qual é a função do Estado?”, afirma Isilda Pegado.

“Cada deputado, na sua consciência e independentemente das questões ideológicas, que olhe para a situação que o país e o mundo vive com esta pandemia e que possa dizer se, em consciência, deve ser aprovada uma lei onde se propõe que o Estado mate os doentes”, defende a ativista anti-eutanásia.

Isilda Pegado falava após uma reunião com o presidente do CDS. Francisco Rodrigues dos Santos voltou a sublinhar a posição do partido sobre este tema.

“Somos violentamente contra esta ideia de pântano moral em que a Assembleia da República, patrocinada pelos partidos de esquerda, quer neste momento mergulhar o nosso país, com a feitura de um diploma à revelia dos portugueses, na surdina e na calada dos corredores do poder, numa altura em que o país atravessa uma terceira vaga pandémica que levará a outro confinamento”, afirma Francisco Rodrigues dos Santos.

A lei da eutanásia foi concluída na especialidade na passada semana. O diploma terá ainda de ser confirmado na primeira comissão, votado na Assembleia da República e enviado para o Presidente da Republica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    11 jan, 2021 Lisboa 16:05
    Esquece-se o CDS do quanto a coligação PSD/CDS matou através da austeridade...

Destaques V+