Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo quer mais apoios sociais e rejeita adiamento das presidenciais

08 jan, 2021 - 17:02 • Redação

Líder do PCP vai analisar novas medidas de confinamento após reunião com António Costa, mas exige reforço do SNS, medidas para os lares e apoios para quem perdeu o salário. Em relação às escolas, o líder comunista defende que deve ser feito um esforço para manter as aulas presenciais.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende que um novo confinamento não pode estar desligado de mais apoios sociais e mostra-se contra o adiamento das eleições presidenciais de 24 de janeiro, desde logo por violar a Constituição.

No final de uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa, o líder comunista afirmou que a data das eleições presidenciais não pode ser alterada em estado de emergência. Minutos antes, o presidente do PSD, Rui Rio, tinha admitido adiar as eleições, se os candidatos quisessem.

“Há um pequeno reparo que ajudará doutor Rui Rio ao repensar o que disse. É sabido que em relação à questão do adiamento das presidenciais colide com um princípio consagrado no estado de emergência, em que durante o estado de emergência não pode haver alterações à Constituição da República. Até estranho o doutor Rui Rio não conhecer esta particularidade”, declarou Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP levanta outra questão: “adiamento para quando? Quem é que tem a capacidade e a arte de definir se vai ser por um mês, por dois ou por dez? Não pode ser, além de ser inconstitucional”, frisou.

Em relação a novas medidas para travar a pandemia de covid-19, Jerónimo de Sousa vai avaliar, mas defende que não podem estar desligadas de mais apoios sociais, reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e medidas direcionadas para os lares de idosos, defende o líder do PCP.


Jerónimo afirma que "o reforço do SNS em profissionais e meios é decisivo nesta fase de agravamento" da pandemia, são "medidas muito direcionadas para os utentes dos lares" e "aumentar as medidas de proteção social" para quem perdeu o emprego, o salário "e já não sabe o que fazer à vida".

“Desligar quaisquer medidas restritivas destas necessidades incontornáveis, não estamos a dar a melhor resposta”, frisou.

De acordo com Jerónimo de Sousa, na reunião desta sexta-feira António Costa não especificou medidas para uma nova fase de confinamento com mais restrições, mas a referência são as "medidas tomadas em março".

Em relação às escolas, o líder comunista defende que deve ser feito um esforço para manter as aulas presenciais.

"Se a avaliação for tranquilizadora consideramos importante que as crianças e jovens tenham a sua escola a funcionar, porque estamos a falar de jovens e crianças que, ao contrário do que alguma gente pensa, também sentem na sua e vivência os dramas dos confinamentos e medidas restritivas. Devemos fazer todos os esforços para que a existência de aulas seja um ato natural e não a proibição pela proibição", sublinha o secretário-geral do PCP.

Portugal registou esta sexta-feira um novo máximo de mortes e casos diários de Covid-19: mais 118 mortes e 10.176 infeções pelo novo coronavírus.

Pelo terceiro dia consecutivo, o país contabiliza um número de casos na ordem dos 10 mil, numa altura em que vários hospitais do país estão em situação de pré-rutura.

O número de internamentos também volta a subir e a bater recordes. Há nesta altura 3.451 pessoas internadas, mais 118 do que ontem, das quais 536 em cuidados intensivos (mais 22 do que ontem).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+