Tempo
|
A+ / A-

Procurador Europeu

Caso José Guerra. "PM mantém confiança na ministra da Justiça", anuncia Marcelo

04 jan, 2021 - 21:42 • André Rodrigues

O caso do currículo do procurador José Guerra surgiu no debate, na TVI, entre Marcelo Rebelo de Sousa e João Ferreira, candidato apoiado pelo PCP. O Presidente e candidato à reeleição sublinhou que “não pode exonerar ministros sem ser sob proposta de um primeiro-ministro”, nem tem opinião “que não seja respeitar a Constituição sobre isto”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz ter recebido do primeiro-ministro a garantia de que António Costa mantém a confiança política na ministra da Justiça.

No debate desta segunda-feira, na TVI, com o candidato do PCP, João Ferreira, o Chefe do Estado e candidato a um segundo mandato em Belém, anunciou que o primeiro-ministro vai manter a confiança na ministra Francisca Van Dunem, apesar dos mais recentes factos conhecidos sobre a polémica em torno do currículo do procurador José Guerra, designado pelo Governo português para assumir a Procuradoria Europeia.

“Houve factos novos: primeiro facto novo, pediu hoje a demissão o senhor Diretor-Geral da Política da Justiça (DGPJ); depois publicou uma carta em que declarou não ter sido responsável pelo sucedido; depois acontece que a carta foi retirada do sítio do Ministério da Justiça, uma vez que ele já não era diretor-geral; depois soube-se que a senhora ministra da Justiça escreveu uma carta a corrigir para o representante de Portugal junto da União Europeia (UE) e, vindo eu para cá, soube pelo primeiro-ministro que ia ser divulgada uma nota reafirmando a confiança na senhora ministra da Justiça”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado sobre que opinião tem sobre a posição que lhe foi comunicada pelo chefe do Executivo, o Presidente da República sublinhou que “não pode exonerar ministros sem ser sob proposta de um primeiro-ministro”, nem tem opinião “que não seja respeitar a Constituição sobre isto”.

João Ferreira, o candidato a Presidente apoiado pelo PCP, contrapôs, considerando que o caso relativo ao currículo do procurador José Guerra é “uma notória trapalhada, infeliz, desnecessária” e sublinhado que “há aspetos que precisam, ainda, de ser explicados”.

Para o candidato comunista, “sem prejuízo da ida da senhora ministra à Assembleia da República, acho que o Presidente pode e deve ter um papel na procura deste esclarecimento, por uma razão: para além de tudo o mais, pode estar aqui em causa a imagem do Estado e isso justificava um pedido de esclarecimento da parte do Presidente da República ao Governo de alguns detalhes que não estão esclarecidos ainda”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+