Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2021

160 mil euros. Ventura com mais do triplo da verba de Ana Gomes para campanha presidencial

23 dez, 2020 - 18:44 • Lusa

Documento oficial revela que Ana Gomes vai gastar 50 mil euros na sua campanha e vai limitar os donativos a 100 euros. Marcelo Rebelo de Sousa tenciona gastar 25 mil na campanha de recandidatura a Belém.

A+ / A-

O orçamento da campanha eleitoral à Presidência da República do líder do Chega ascende a 160 mil euros, segundo documento oficial a que a Lusa teve acesso, mais do triplo do anunciado pela sua adversária Ana Gomes.

O atual chefe de Estado e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que pretende gastar somente 25 mil euros, metade dos 50 mil euros previstos pela diplomata e ex-eurodeputada do PS.

Já a estrutura do deputado único do partido da extrema-direita parlamentar prevê gastar 25 mil euros só na “conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado” e valor semelhante em “propaganda, comunicação impressa e digital”.

“Estruturas, cartazes e telas” são um item que vai implicar custos de 50 mil euros, enquanto 20.000 euros são destinados a “comícios e espetáculos”, prevendo-se ainda mais 20.000 euros para “brindes e outras ofertas”.

Ainda segundo o documento, as maiores fontes de financiamento da campanha de Ventura são “contribuição de partidos políticos (25 mil euros), “angariação de fundos” (25 mil euros) e “donativos” (100 mil euros), mas o documento não identifica nomes ou entidades.

Há ainda a previsão de “donativos em espécie” (cinco mil euros) e outro tanto em “cedência de bens a título de empréstimo”.

As eleições presidenciais realizam-se em 24 de janeiro de 2021, terminando quinta-feira o prazo para a entrega de assinaturas de cidadãos eleitores e formalização das candidaturas junto do Tribunal Constitucional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tomé faria
    24 dez, 2020 Lisboa 23:10
    Um partido acabado de fundar, só com um deputado e já arranja tanto dinheiro? Nem as assinaturas conseguiam...donde vem tanta massa? Quem banca a festa do Ventura?
  • Paulo p.
    24 dez, 2020 Lagoa 08:39
    O candidato "anti-sistema" parece ter um sistema bem montado. Donde vem tanto dinheiro? Do Sistema, claro!!!!

Destaques V+