Tempo
|
A+ / A-

​Vacinas da gripe. O “maior desastre logístico” ou o cumprimento do que o Governo prometeu?

25 nov, 2020 - 16:05 • José Pedro Frazão

Paulo Rangel diz que Portugal está muito atrasado na preparação da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. O eurodeputado social-democrata diz que a vacinação contra a gripe sazonal é um mau ensaio para o que aí vem. Já José Luis Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, diz que foi cumprido o prometido pela ministra da Saúde sobre gripe sazonal e assegura que o plano para a vacinação Covid está a andar.

A+ / A-

Veja também:


A culpa pode ser da procura excessiva, mas o Governo cumpriu a sua parte. A tese é de José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do Partido Socialista, no programa “Casa Comum” da Renascença, quando questionado sobre as denúncias de faltas de vacinas contra a gripe sazonal.

“O que a ministra disse no princípio da vacinação da gripe foi aquilo cumprido. Portugal comprou dois milhões de vacinas que estariam disponíveis. Ocorreu que houve procura acima de dois milhões de vacinas e no mercado internacional já não foi possível comprar mais vacinas”, assegura o “número dois” do aparelho socialista.

Já Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, denuncia fortes problemas para fornecer a vacina a quem a requereu. O social-democrata diz aliás que a vacinação contra a gripe sazonal é um mau ensaio para a distribuição da vacina contra a Covid-19.

“É o maior desastre logístico numa coisa que toda a gente sabia que ia acontecer. Não conheço uma pessoa que não me diga que quis tomar a vacina e não foi capaz de a tomar”, critica Paulo Rangel, insistindo que Portugal está muito atrasado na preparação da vacinação contra a Covid-19.

Uma tese rebatida por José Luis Carneiro que assegura que já há trabalho em curso com a ajuda da Proteção Civil e das Forças Armadas.

Os comentadores do programa “Casa Comum” analisaram ainda as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, que passam pelas Cimeiras Social e UE-Índia, apara além dos processos que podem transitar da presidência alemã como o Brexit e quadro financeiro plurianual a par dos dinheiros do plano europeu de recuperação económica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrik
    25 nov, 2020 Lx 23:08
    Sobre a vacina da gripe: A desfaçatez parece não ter limites ao pintar de 'rosa' a incompetencia. Esta, terá consequencias sérias para quem precisa da vacina e a não vai ter. Incentivaram a vacinação mas compraram pouco (~20% da população;), tarde e distribuiram mal (que inclui nenhuma vacina para uma instituição que habitualmente as recebe). Sobre aquisições: Alemanha adquiriu 26 milhões de doses (~33% da população), a Espanha adquiriu 10 milhões (~25% da população). Num contexto mais geral - sobre este caso e outos: estamos mesmo mal governados.

Destaques V+