Tempo
|
A+ / A-

​André Ventura multado em mais de 400 euros por discriminar ciganos

18 nov, 2020 - 12:46 • Lusa

Em causa está uma publicação no Facebook feita pelo líder do Chega.

A+ / A-

O presidente do Chega, André Ventura, foi multado em 438,81 euros por discriminar ciganos, numa publicação em agosto na rede social Facebook, sentenciou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Segundo a decisão da CICDR, a que a Lusa teve acesso, o deputado único do partido da extrema-direita parlamentar praticou uma contraordenação, punível com coima, por "discriminação por assédio em razão da origem étnica".

André Ventura ainda pode ser ouvido ou deixar correr o processo até ao Ministério Público, o qual deduzirá ou não uma acusação. No pior dos cenários, está em causa um crime de discriminação racial, cuja pena máxima é de cinco anos de prisão.

A publicação do também candidato presidencial, datada de 21 de agosto de 2020 e alvo de queixa pela Letras Nómadas (Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas) foi acompanhado de um gráfico sobre as "principais fontes de rendimento dos indivíduos por escalões etários".

"A verdade acaba sempre por prevalecer. Quase 90% da comunidade cigana vive de 'outras coisas' que não o seu próprio trabalho. Enquanto não percebermos que há aqui um problema estrutural de subsidiodependência e de não integração deliberada, ele continuará a crescer descontroladamente", escreveu na altura o líder do Chega.

Ventura tem atacado constantemente a comunidade cigana em Portugal e, segunda-feira, em entrevista à TVI, colocou mesmo como condição de viabilização de um Governo de direita o "resolver a questão dos ciganos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor Prata
    19 nov, 2020 Lisboa 18:20
    Disse AV: "A verdade acaba sempre por prevalecer. Quase 90% da comunidade cigana vive de 'outras coisas' que não o seu próprio trabalho. Enquanto não percebermos que há aqui um problema estrutural de subsidiodependência e de não integração deliberada, ele continuará a crescer descontroladamente". Estou à espera que essa comissão para uma pretensa igualdade venha informar o público em que é esta afirmação errada ou falsa. Não basta armar-se em policia de uma "moral" canhota que pretende silenciar quem discorde desta; é necessário combater ideias, erradas ou não, com argumentos válidos, não com coimas ridículas confiando que AV não se dará ao trabalho de contestar e, assim, ficar lançado mais um anátema sobre ele por essa "condenação".
  • pedro lima
    18 nov, 2020 lisboa 18:03
    Dos corruptos no futebol o André Ventura não fala...porque será?
  • Rui
    18 nov, 2020 Beja 17:33
    Os cheganos são uma chaga, Chega de cheganos! Ventura, que é que te atura? Basta de cheguices!

Destaques V+