Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Quebra no turismo. “Fátima já alimentou o país e a região”, lembra PSD

16 out, 2020 - 11:56 • Marta Grosso , Paula Caeiro Varela (Parlamento)

Governo marcou presença no debate de urgência. Secretária de Estado do Turismo lembrou que “as empresas com queda de faturação superior a 75% são elegíveis e podem aceder ao novo programa de apoio”.

A+ / A-

O objetivo do PSD ao pedir o debate de urgência sobre a "situação económica e social atualmente vivida em Fátima” era que "todos percebessem o problema específico” daquela região.

Segundo os sociais-democratas, o turismo sofreu, em Fátima, uma quebra ainda maior do que no resto do país, com as respetivas consequências no comércio e restauração, e uma subida do desemprego acima da média no concelho de Ourém.

“Dos 700 mil turistas que dormiam anualmente em Fátima qual era a sua origem? Provinham do continente asiática, vinham da Coreia do Norte e da China. Da Europa, vinham de Itália e de Espanha. Do continente americano, vinham dos Estados Unidos e do Brasil. De todos estes países, como podem imaginar, desde a Covid-19, as quebras rondam os 99%”, afirmou o deputado João Moura nesta sexta-feira.

O social-democrata usou mesmo a expressão “buraco negro” para descrever a situação em Fátima “nos próximos anos”.

Lembrando que “Fátima já alimentou o país e a região”, o deputado pediu ao Governo que agora ajude a região.

A situação é muito difícil, reconheceu o Partido Socialista, pela voz de António Gameiro, que deixou apelo à ajuda do Governo, perante a falta de turismo externo, uma vez que a ocupação hoteleira em Fátima raramente é feita através dos turistas portugueses.

A especificidade de Fátima foi reconhecida também pelo CDS e pelo PCP, assim como pelo Governo, através da secretária de Estado do Turismo. Rita Marques reconhece que o setor precisa de mais ajudas, mas destacou as alterações recentes ao plano de retoma, que têm em conta a realidade daquele concelho.

“As empresas com queda de faturação superior a 75% são elegíveis e podem aceder ao novo programa de apoio de retoma, que garante uma redução no período normal do horário de trabalho até 100% nos meses de outubro, novembro e dezembro, sendo certo que esta medida é naturalmente acompanhada por uma majoração da remuneração do trabalhador, que se cifrará nos 88%, três vezes o valor máximo do salário mínimo”, explicou.

A secretária de Estado referiu ainda os apoios já aprovados pelo Governo para o setor do turismo, como linhas de crédito específicas para micro, pequenas e médias empresas, através da qual já foram concedidos apoios de 43 milhões de euros.

“No total, já foram ventiladas medidas no valor de 1,4 mil milhões de euros para o setor do turismo”, afirmou Rita Marques, admitindo que possam, ainda assim, não ser suficientes.

Na quinta-feira, véspera do debate, o PSD visitou o concelho de Ourém para ouvir de viva voz as dificuldades sentidas pela quebra do turismo, este ano, devido à pandemia de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+