Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“StayAway Covid”. “É inconstitucional e espero que chumbe”, diz Ana Gomes

15 out, 2020 - 10:30 • Marta Grosso

António Costa quis abanar o país e pediu ao Parlamento que aprove a obrigação de utilização da aplicação “StayAway Covid”. Mas a medida está a causar polémica.

A+ / A-

A candidata à Presidência da República Ana Gomes já reagiu à intenção do Governo de tornar obrigatória a aplicação de telemóvel que visa monitorizar os contactos pessoais de uma pessoa infetada com Covid-19.

“É inconstitucional tornar obrigatória app #StayAwayCovid: além da violação privacidade num país em que a Comissão Nacional de Proteção de Dados não tem dentes, da ineficácia e da análise custo-benefício equivaleria a consagrar discriminação contra pobres e idosos mais vulneráveis”, escreve na rede social Twitter.

Ana Gomes espera, por isso, que o Parlamento “chumbe” o diploma.


Ana Gomes não é a primeira a levantar a voz contra a obrigatoriedade anunciada na quarta-feira pelo primeiro-ministro. A própria Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) – que a eurodeputada socialista diz “não ter dentes” – já pediu para ser ouvida na Assembleia da República.

Em comunicado, a CNPD diz que “pugnou desde sempre pelo caráter voluntário da aplicação de rastreamento de proximidade (contact tracing)” e considera que tornar o uso da aplicação “StayAway Covid” obrigatório “suscita graves questões relativas à privacidade dos cidadãos”.

Da mesma forma, a Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais promete avançar com uma providência cautelar contra o uso e instalação obrigatória da aplicação em contexto laboral, escolar e académico – os locais mencionados por António Costa de utilização obrigatória da app – caso a medida anunciada esta quarta-feira por António Costa receba "luz verde" no Parlamento.

À Renascença, Ricardo Lafuente, vice-presidente da associção, confessa-se “surpreso” com a iniciativa do Governo e denuncia "um ataque terrível às liberdades individuais".

A intenção foi anunciada na quarta-feira, na conferência de imprensa de António Costa após o Conselho de Ministros.

“Apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei a que solicitaremos uma tramitação de urgência para que seja imposta a obrigatoriedade de uso da máscara na via pública – com o óbvio bom senso de só nos momentos em que há mais pessoas na via pública – e também da utilização da aplicação ‘Stayaway Covid’ em contexto laboral, escolar e académico, nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança e no conjunto da administração pública”, anunciou.

A mesma proposta de lei prevê multas até 500 euros para quem não cumprir as regras.

As medidas anunciadas no âmbito do estado de calamidade em que o país entrou desde as zero horas desta quinta-feira tiveram como objetivo criar um “abanão na sociedade”, para que se alterem comportamentos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    15 out, 2020 ILHAVO 11:29
    A senhora, "minha candidata à Presidência da República" começou a disparatar, infelizmente. Espero que acabe depressa! É absolutamente evidente que, perante a presente pandemia, em contexto laboral, académico e das forças de segurança, não pode ser inconstitucional coisa nenhuma; se fosse obrigatório usar a aplicação sempre, em qualquer outro contexto da vida privada ou na rua, já poderíamos discutir. [Suponho também que não se pretende tornar obrigatório a detenção e uso de telemóvel privado fora daqueles contextos, ou a quem não o possua.]

Destaques V+