Tempo
|
A+ / A-

Marcelo admite recorrer ao Tribunal Constitucional para esclarecer obrigatoriedade da Stayaway Covid

15 out, 2020 - 16:17 • Redação

Marcelo Rebelo de Sousa diz não ter qualquer problema de recorrer ao Tribunal Constitucional para clarificar qualquer dúvida que venha a existir.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admite recorrer ao Tribunal Constitucional para clarificar a constitucionalidade da obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid.

Marcelo Rebelo de Sousa diz não ter qualquer problema de recorrer ao Tribunal Constitucional para clarificar qualquer dúvida que venha a existir.

“A Assembleia da República é livre de aprovar ou não aprovar e, no caso desse debate suscitar dúvidas de constitucionalidade, é preciso clarificar. À partida, o Presidente da República não terá qualquer problema em tomar a iniciativa de suscitar a questão junto do Tribunal Constitucional, para que ele rapidamente possa clarificar aquilo que possa para o futuro dar certeza, qualquer que seja a sua decisão.”

Se tal vier a acontecer, será a primeira vez que o Presidente da República, numa primeira avaliação, envia um diploma para o Tribunal Constitucional.


Em declarações esta quinta-feira à Renascença, Luís Marques Guedes, presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, considera que a proposta de lei do Governo para tornar obrigatória a utilização da aplicação Stayaway Covid não tem qualquer eficácia e é de “duvidosa constitucionalidade”.

A questão originou fortes críticas de vários partidos e até o PS tem dúvidas. A líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes, afirmou esta quinta-feira que a bancada ainda não tem posição fechada sobre o uso obrigatório da aplicação Stayaway Covid e vai pedir audições urgentes de especialistas em saúde, direitos e liberdades e proteção de dados.

O Governo quer tornar obrigatório o uso da aplicação stayaway covid em contexto laboral, escolar e académico para quem tem um telemóvel que permita aquela aplicação que permite rastrear caso de covid-19. De acordo com a proposta de lei enviada para o Parlamento e a que a Renascença teve acesso essa obrigatoriedade abrange em especial os funcionários públicos, os agentes de segurança e as forças armadas. E quem não cumprir pode ter de pagar multas até 500 euros.

O primeiro-ministro disse nesta quinta-feira, em Bruxelas, ser necessário “estancar” o aumento do número de casos Covid-19 em Portugal.

Não gosto de proibições, mas nós não podemos estar impávidos a assistir a um aumento crescente dos números - só ontem tivemos mais de dois mil novos casos - e não reagir. Não há quatro formas de reagir, há duas: ou parar as atividades e, isso tem um enorme custo social e económico, ou alterar os comportamentos”, afirmou António Costa.

EVOLUÇÃO DA COVID-19 EM PORTUGAL

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Falhanço
    15 out, 2020 a toda a linha 16:37
    Falharam o combate e em vez de admitirem e reformularem, lançam uma atoarda para terem desculpas depois - ou foram os partidos que votaram contra, ou o presidente que vetou, ou o Tribunal constitucional, ou as pessoas que não colaboraram. Tudo menos reconhecer o falhanço do governo.
  • Ivo Pestana
    15 out, 2020 Funchal 16:19
    Eu sem grandes estudos, vejo facilmente que é inconstitucional a obrigatoriedade de uma app. Ninguém é obrigado a ter net, nem smartphone...anda tudo stressado.
  • Kokas
    15 out, 2020 Aveiri 15:44
    Quero aqui desafiar o primeiro ministro a informar qual o valor e que confiança podem ter os cidadãos na App do vírus Lamento muito mas fico triste ouvir um político com a responsabilidade de primeiro ministro andar o valorizar uma coisa que nada informa nem garante

Destaques V+