Tempo
|
A+ / A-

Polémica. CDS chama presidente cessante do Tribunal de Contas ao Parlamento

06 out, 2020 - 18:38 • Paula Caeiro Varela , com redação

“Porque é que esse mesmo zelo na independência das instituições não se verifica em mandatos mais longos que não o do presidente do Tribunal de Contas, que tem apenas quatro anos de mandato?”, afirma Francisco Rodrigues dos Santos. Primeiro-ministro não entende qual é a polémica.

A+ / A-

O CDS quer ouvir no Parlamento o presidente do Tribunal de Contas (TdC), Vítor Caldeira, que não vai ser reconduzido no cargo.

Os argumentos do primeiro-ministro para a substituição de Vítor Caldeira, ao fim de apenas um mandato, não convencem o líder centrista.

Francisco Rodrigues dos Santos questionou esta terça-feira o excesso de zelo de António Costa neste caso, por contraponto com o que aconteceu por exemplo com a passagem de Mário Centeno das Finanças para governador do Banco de Portugal.

“Porque é que esse mesmo zelo na independência das instituições não se verifica em mandatos mais longos que não o do presidente do Tribunal de Contas, que tem apenas quatro anos de mandato?”, afirma o líder centrista.

“Os presidentes de câmara têm limite de 12 anos, o Presidente da República limitação de 10, os deputados não têm limite de mandatos, assim como os membros do Governo. Por que é que esta preocupação surge num mandato de curta duração, como é o caso do presidente do Tribunal de Contas?”, sublinhou Francisco Rodrigues dos Santos, esta terça-feira, no Parlamento.

Costa não entende polémica

Face à polémica do momento, António Costa disse esta terça-feira que a não recondução de Vítor Caldeira, à frente do Tribunal de Contas, está relacionada com o princípio da não renovação de mandatos para cargos de natureza judiciária.

O primeiro-ministro agradeceu a pergunta dos jornalistas, enganou-se no nome do juiz, mas clarificou a sua posição após ter participado na sessão evocativa do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, no Panteão Nacional, em Lisboa, depois de confrontado com o facto de o TdC ter criticado vários aspetos da proposta do Governo que se encontra em discussão na Assembleia da República, sabendo-se, também, por outro lado, que o executivo não irá reconduzir o presidente deste tribunal.


“Essa suspeita não faz o menor sentido. Há quatro anos que o atual presidente do TdC sabia qual era o dia do termo do seu mandato, em 30 de setembro de 2020. Não houve qualquer alteração”, começou por dizer.

“O atual presidente cumpriu integralmente o seu mandato. Eu tive a oportunidade de falar com o conselheiro Vitor Caldeira a agradecer a forma como exerceu o seu mandato e a expressar-lhe a nossa consideração e admiração.”

“A lei, de facto, não impede e renovação, mas o atual Governo e o atual Presidente da República definiram um critério para funções de natureza judiciária - funções que dependem de proposta do Governo e de nomeação do chefe de Estado -, aquando da nomeação da procuradora Geral da República”, declarou o primeiro-ministro.

PCP quer tribunal a cumprir as suas funções

O PCP considera que, “mais importante do que as pessoas” à frente do Tribunal de Contas, é que a entidade exerça as suas funções, reagindo assim à não recondução do atual presidente da instituição.


“Sobre o Tribunal de Contas, o que importa, em torno dessa questão que está aí hoje colocada, é que mais do que as pessoas que estão à frente do tribunal, importa é que o Tribunal de Contas exerça de facto as suas funções tal como elas estão estipuladas na lei, essa é a questão central”, considerou Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, em conferência de imprensa esta tarde na sede do partido, em Lisboa.

Para os comunistas, o que é relevante é que o TdC exerça as suas funções “no quadro da lei em vigor, que atribui ao tribunal um conjunto de tarefas que estão definidas e que são conhecidas”.

Em causa está a notícia, avançada pela imprensa no sábado, da não recondução de Vítor Caldeira, que chegou ao final do seu primeiro mandato no TdC.

Transparência e Integridade quer explicações de Marcelo

A Transparência e Integridade (TI) afirma “nunca ter ouvido falar do acordo” evocado pelo primeiro-ministro, António Costa, para que Governo não reconduza no cargo o presidente do Tribunal de Contas.

A associação desafia mesmo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a explicar o critério evocado pelo primeiro-ministro para a não recondução Vitor Caldeira.

A presidente da Transparência e Integridade, Susana Coroado, desafia Marcelo Rebelo de Sousa a explicar “a sua visão acerca dos poderes e mandatos dos cargos que estão consagrados na Constituição”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    07 out, 2020 Leiria 07:41
    Tão honestos e sérios que o CDS é porque não chamou a Cristas quando assinou o despacho sobre o BES na praia e sem o ler? Ou o Telmo Correia quando assinou mais de 200 despachos numa noite e que até já nem o podia fazer e tantos outros casos como não permitirem que ministros e secretários do governo e porque não chamar todos os ex presidentes do Tribunal de Contas que outros governos também não reconduziram? Ou o Presidente do Tribunal de Contas o Governador do Banco de Portugal é vitalício? PPD/CDS fossem chamados ao parlamento?Ou é como diz o outro o que eu faço é bem feito o que os outros fazem é mal feito?

Destaques V+