Tempo
|
A+ / A-

Plano 2020/2030

Costa manifesta-se “perplexo” com Rio e critica modelo de baixos salários

23 set, 2020 - 17:18 • Lusa

No debate parlamentar do Plano de Recuperação e Resiliência, o líder do PSD comparou Governo de Costa ao de Sócrates e questionou se aumento do salário mínimo incluído no Plano 2020/2030 serve para "fomentar desemprego".

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou-se hoje "perplexo" com as advertências do presidente do PSD sobre um novo aumento do salário mínimo, considerando que não apresentou ideias para debate e repetiu a linha do seu antecessor, Pedro Passos Coelho.

Hoje, na Assembleia da República, na abertura do debate temático sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, Rui Rio questionou António Costa se pretende "fomentar o desemprego" com a promessa de um "aumento significativo" do salário mínimo, comparando essa atitude à do executivo socialista liderado por José Sócrates em 2009.

Na resposta, o primeiro-ministro manifestou a sua "enorme perplexidade" por o líder social-democrata ter falado num debate sobre uma questão estratégica "sem uma única ideia e sem uma única proposta para o futuro".

"A única ideia que [Rui Rio] revelou ficou implícita na sua preocupação sobre o salário mínimo nacional. Até me pareceu ouvir o seu antecessor [Pedro Passos Coelho] falar aqui, em 2016, quando defendeu que o aumento do salário mínimo ia destruir a criação de emprego, ia destruir as empresas e a economia. Mas demonstrámos ao seu antecessor - e o senhor estará cá também para ver - é que o reforço do rendimento das famílias é uma condição essencial para revitalizar a economia", contrapôs António Costa.

Ainda na resposta ao presidente do PSD, o primeiro-ministro defendeu que as empresas do futuro não são as empresas dos baixos salários".

"São as empresas que beneficiam do investimento na inovação, que reforçam o seu capital, que se modernizam e aumentam a sua presença no mercado externo. Quem conta os sentimos do salário mínimo nacional são mesmo aqueles que recebem o salário mínimo. E para esses temos de responder prosseguindo com a trajetória de aumento do salário mínimo", frisou o líder do executivo.

Ainda em relação à preocupação manifestada pelo presidente do PSD, o primeiro-ministro sustentou que está na Assembleia da República "uma proposta sobre contratação pública, que pretende eliminar a burocracia".

"Por outro lado, em debate público temos uma estratégia nacional de luta contra a corrupção, que espero que se traduza rapidamente em iniciativas legislativas concretas para reforçar o arsenal de combate que, essencialmente, ainda o mesmo que esta Assembleia da República aprovou quando desempenhei as funções de ministro da Justiça (1999/2002)", apontou.

Além de Rui Rio, o primeiro-ministro respondeu a cerca de uma dezena de intervenções feitas por outros líderes partidários, ou por deputados de diferentes bancadas.

Na sequência da intervenção do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, António Costa referiu que está em curso a apreciação conjunta da futura proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021.

"Mas este plano é uma oportunidade única de não fazermos aquilo que a União Europeia nos impõe, mas antes dizemos à União Europeia aquilo que pretendemos fazer. Na escola pública, nas vulnerabilidades sociais e nos transportes públicos temos cerca de 6,6 mil milhões de euros de investimento previsto", especificou.

Já em relação às posições antes assumidas pela coordenadora do Bloco de Esquerda, com várias advertências sérias ao executivo socialista, António Costa não falou sobre o atual estado das negociações do Orçamento para o próximo ano e optou por dizer que sentiu Catarina Martins "insegura relativamente aquilo que será a aprovação final do programa de recuperação".

"Espero que o Parlamento Europeu o vote favoravelmente e que os eleitos do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu continuam para a sua aprovação", observou, antes de rejeitar a ideia de Catarina Martins de que o Serviço Nacional de Saúde tem neste momento menos profissionais do que no início do corrente ano.

"Temos mais 5216 profissionais do que no início do ano. Só em médicos temos mais 691 e no próximo mês teremos ainda mais", completou.

Na resposta à ex-líder parlamentar do CDS Cecília Meireles, António Costa elogiou-a por ter lido com atenção o documento elaborado pelo professor universitário António Costa Silva.

"Mas vejo que o seu líder [Francisco Rodrigues dos Santos] ainda não lhe forneceu a documentação concreta que nós já lhe entregámos na passada segunda-feira, documentação essa que concretiza e quantifica as prioridades", comentou António Costa.

Já em relação à intervenção da líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, o líder do executivo defendeu que a questão dos resíduos e o investimento de material circulante "terão de ser agilizados" com o futuro programa Portugal 2030.

Um tom mais duro usou António Costa na reação à intervenção do deputado do Chega, André Ventura, que levantou a questão da criação de impostos europeus para financiar as subvenções aprovadas na última cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em julho passado.

"Espero mesmo que haja impostos europeus, porque se não houver impostos europeus serão os impostos nacionais a pagar este programa de recuperação. E o senhor [André Ventura] tem de escolher se quer a Europa a pagar ou nós a pagar", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+