Tempo
|
A+ / A-

Graça Fonseca

Ministério da Cultura estende prazo das linhas de apoio até 13 de setembro

05 set, 2020 - 08:45 • Pedro Mesquita com Redação

Data limite era sexta-feira, mas foi adiada por uma semana. Graça Fonseca explica, em entrevista à Renascença, que o objetivo é dar oportunidade de mais artistas e entidades recorrerem aos apoios, não mascarar quaisquer atrasos.

A+ / A-

O Ministério da Cultura prolongou por uma semana o prazo para requerer qualquer uma das três linhas de apoio ao setor criadas no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social.

A data limite, que era sexta-feira, passa a ser o dia 13 de setembro, próximo domingo, revelou a ministra Graça Fonseca à Renascença.

"O Ministério da Cultura decidiu prolongar o prazo para o preenchimento dos formulários referentes às linhas de apoio criadas especificamente para a Cultura. Uma linha de apoio social complementar dirigida às pessoas na área da Cultura, no valor máximo de 34 milhões de euros, uma linha de apoio à atividade de entidades artísticas, no valor de três milhões de euros, e uma linha de apoio às despesas realizadas para adaptação de equipamentos culturais, no valor de 750 mil euros. Com esta medida, o que pretendemos é que estas verbas possam chegar ao maior número possível de artistas, profissionais do setor das artes e entidades artísticas", explicou a ministra da Cultura.

Mudança para dar, não para mascarar


Graça Fonseca esclarece que esta prorrogação do prazo "em nada se traduz num atraso na atribuição de verbas, que já está em marcha".

"Ao prolongar o prazo, só temos o objetivo de que mais pessoas até domingo, dia 13, que recebam esta informação, que saibam que elas [linhas de apoio] existem e que possam preencher um requerimento, que demora um minuto a preencher, e que possam ter um apoio, que foi aprovado pelo Governo, para todas as pessoas, exclusivamente para a Cultura. É única e exclusivamente este o objetivo", sublinha.

A ministra da Cultura pede, ainda, a todas as instituições, plataformas, sindicatos e outras entidades artísticas representativas do setor para que, durante a próxima semana, "contribuam a um reforço de divulgação destes mecanismos de apoio ao setor da Cultura, para que de facto eles possam chegar ao número maior de pessoas possível".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+