Tempo
|
A+ / A-

Conselho Europeu. Catarina Martins defende que Portugal não pode ceder a chantagem holandesa

18 jul, 2020 - 15:26 • Redação

A líder do Bloco de Esquerda falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

A+ / A-

Catarina Martins defendeu, este sábado de manhã, que Portugal não pode ceder a qualquer chantagem holandesa no Conselho Europeu, onde se debatem as negociações na União Europeia sobre a resposta económica à crise da Covid-19.

A líder do Bloco de Esquerda falava aos jornalistas, no final de uma reunião com o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

“Lembro que a Holanda tem uma política de ‘dumping’ fiscal na União Europeia, ou seja, convida as empresas dos outros países a irem para lá para pagarem menos impostos, mas pagam os impostos à Holanda. Os impostos que faltam a Portugal, que faltam a Espanha, que faltam a Itália, para responder a esta crise, estão a ficar na Holanda”, acusou a líder do Bloco.

Catarina Martins reitera ainda a necessidade de desmascarar uma Europa injusta e desigual, face às consequências económicas provocadas pela pandemia da Covid-19, considerando ainda que o Governo dos Países Baixos está a ter "uma postura de oportunismo inaceitável"

“É bom que nós tenhamos a coragem de desmascarar esta Europa, que é desigual, que é injusta e que penaliza sempre os mesmos países, e exigir respostas sérias, não aceitando nenhum tipo de chantagem”, concluiu.

A líder do Bloco defende ainda que, para haver acordo no Conselho Europeu, terá de ser a Holanda a ceder.

"Há países, como Portugal, onde o turismo tem mais peso no PIB, como em Portugal, onde o confinamento teve peso mais forte e penalizador para economia e para o emprego. Mas todos os países da União Europeias estão dependentes. Caso não haja uma resposta solidária, teremos a crise social e económica a agravar-se", vincou Catarina Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+