Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Política

​Manuel Alegre diz que anunciar recandidatura de Marcelo foi uma “brincadeira” de Costa

14 mai, 2020 - 19:26 • José Carlos Silva , com redação

O histórico socialista, e ex-candidato à Presidência da República, defende que ainda “muita água vai correr” sobre as presidenciais de 2021. Já quanto à polémica Centeno-Novo Banco, Manuel Alegre mostra-se um adepto incondicional do ministro das Finanças, para quem, diz, não há substituto no PS – pelo menos por agora. “Se tivesse decidido ir-se embora, quem é que ficava mal na fotografia? Não era ele."

A+ / A-

Manuel Alegre classifica a garantia de António Costa de que Marcelo Rebelo de Sousa se irá recandidatar a um novo mandado como Presidente da República, e ganhar, como um jogo político, uma “brincadeira” – porque não há formalmente quaisquer apoios do PS a um candidato presidencial, defende.

"Eu não vi nenhuma declaração formal. [Risos] Foi um jogo político, uma brincadeira…", afirma o histórico socialista em declarações à Renascença.

Manuel Alegre está longe de ser um “rookie” na política. Fez da política a sua vida e foi, até, candidato à Presidência da República. Acredita, portanto, que entre o dia de hoje e o dia das presidenciais, em janeiro de 2021, muito se irá passar.

"Neste momento é um não-assunto. Muita água vai correr sobre as pontes”, garante.

Centeno tem "o poder daquilo que fez pelo país"

Alegre chuta para canto a questão das presidenciais. E prefere apontar ao centro do alvo: ao ministro das Finanças, Mário Centeno. Sem abordar a falta de sintonia a propósito da mais recente injeção de milhões no Novo Banco, o histórico socialista opta por defender com unhas e dentes o atual ministro.

"Um homem só tem muita força. Ele tem um poder próprio. Tem o poder da opinião pública, daquilo que fez pelo país, do prestígio internacional. Se, por acaso, tivesse decidido ir-se embora, quem é que ficava mal na fotografia? Não acredito que fosse ele."

E no PS, havia quem o pudesse substituir? Manuel Alegre responde assim: "Há sempre outras figuras... Mas não era numa altura destas, nem numa situação de pandemia, nem numa situação de crise, nem sendo ele presidente do Eurogrupo como é”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+