Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Deputados do PSD com visões distintas aplaudem liberdade de voto

20 fev, 2020 - 17:03 • Lusa

António Ventura teme a “rampa deslizante” no caso de legalização da eutanásia.

A+ / A-

Leia também


O deputado do PSD António Ventura manifestou-se esta quinta-feira contra a despenalização da eutanásia, reconhecendo a liberdade de voto como uma decisão sem "calculismos partidários", enquanto André Coelho Lima vê na morte assistida um "ato de profundo amor pelo próximo".

Numa intervenção no plenário, António Ventura começou por elogiar a decisão da direção parlamentar e do partido de dar liberdade de voto: "quero reconhecer que foi uma liberdade sem arrastamentos de consciência, sem calculismos partidários ou tendências de objetivo político".

Assumindo-se contra a eutanásia, o deputado social-democrata considerou que a Constituição refere que a "vida humana é inviolável" e alertou para as falhas na oferta de cuidados paliativos no país.

Além disso, o deputado disse temer que a despenalização da eutanásia possa "ganhar asas" e, com o tempo, tornar-se "uma eutanásia mais abrangente".

Já o deputado do PSD André Coelho Lima fez uma intervenção a defender a despenalização da eutanásia, considerando que o direito à morte assistida acaba por ser "um ato de profundo amor pelo próximo".

"Mas também um ato de respeito. Respeitar que a vontade de alguém sobre si próprio deve ser prevalecente à dos que sofrem por o ver partir", argumentou.

André Coelho, que foi aplaudido por colegas da sua bancada, mas também por alguns deputados da esquerda parlamentar, considerou mesmo que é um ato de "alguma soberba" alguém achar que sabe mais da vida dos outros do que eles próprios.

"Sou completamente contra que o Estado possa decidir como e em que condições deve alguém morrer. Considero essa uma barreira civilizacional que não pode ser ultrapassada", declarou.

A Assembleia da República está a debater, esta quinta-feira e vai votar, na generalidade, cinco projetos de lei para despenalizar e regular a morte medicamente assistida em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    24 out, 2020 Viseu 11:03
    Rui Rio e todos os que votaram contra o referendo são indignos! Deveriam inscrever-se em partidos não-humanistas, como são os marxistas!

Destaques V+