Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia. PSD "pode" avançar com referendo "se condições se conjugarem"

12 fev, 2020 - 14:35

O vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata Carlos Peixoto não descarta a possibilidade de o partido tomar a iniciativa de apresentar proposta de referendo se os deputados e a direção assim o entenderem

A+ / A-

Os deputados do PSD e a própria direção da bancada e do partido deverão tomar uma decisão sobre o que fazer em matéria de referendo à eutanásia na quinta-feira, na reunião do grupo parlamentar.

Um dos vice-presidentes da bancada, Carlos Peixoto, admite em declarações à Renascença, que, se o referendo "for a intenção da maioria dos deputados do grupo parlamentar, se for a intenção da direção do partido e como essa já foi a intenção do partido no congresso, obviamente, que se estas três condições se conjugarem, o PSD pode avançar com essa iniciativa".

O deputado e dirigente do grupo parlamentar ressalva, contudo, que isso só acontecerá "se estas três condições se conjugarem" e salienta que "a aprovação de uma eventual iniciativa de referendo por parte do PSD não trava a votação e a discussão na generalidade que vai ocorrer no próximo dia 20 de fevereiro".

Isto quer dizer que, mesmo que uma eventual "iniciativa de referendo a ter lugar, apenas permite que o processo na especialidade fique suspenso, e isso ocorrerá sempre depois do dia 20, sempre depois da aprovação eventual que já se desenha" na generalidade, conclui o vice-presidente da bancada do PSD.

Ou seja, das duas uma, refere Peixoto: ou o PSD apresenta "um pedido de referendo e dá voz ao povo" ou, então, dá-se espaço e tempo aos deputados para "novas audições" e "informação mais detalhada".

Carlos Peixoto assume que é "prematuro estar a dizer o que é que o PSD vai fazer relativamente a essa questão, sendo certo que o partido já tem a sustentar a posição uma moção que foi aprovada no congresso e que defende a realização de um referendo".

Mas o vice-presidente da bancada social-democrata diz que se não houver iniciativa para referendo por parte do PSD "a decisão não fica completamente amputada de escolha democrática, de reflexão, de debate no seio do parlamento".

É preciso é "fazer" esse debate, diz Peixoto, que aconselha a que não se vote "à pressa situações que jogam com a vida das pessoas", acrescentando que "não há pressa nenhuma sobre isso, até porque o maior partido com representação parlamentar, que apoia o governo, não tinha no seu programa eleitoral nenhuma intenção de aprovação da eutanásia".

Por isso, o deputado do PSD defende que "apesar de este processo já ter sido debatido no passado, é muito útil que o processo se renove, se reabra, que haja novas audições, se produzam novos documentos, porque a reconfiguração do parlamento, neste mandato, é diferente daquela que aconteceu no mandato passado".

Essa nova configuração quer dizer que "se cinquenta por cento dos deputados são novos é razoável que eles também possam em audições melhorar, afinar o seu modo de ver sobre esta situação e consigam respaldar-se com um plenitude muito grande de informação sobre a posição que vão tomar", defende o deputado. Nomeadamente até sobre a questão do referendo, "nomeadamente sobre isso", acrescenta.

Resumindo e concluindo, para o vice-presidente da bancada do PSD, se se quer "dar legitimidade democrática ao parlamento para decidir", também é preciso muni-lo "de toda a informação de forma a que os deputados possam deliberar sobre situações destas, extremas, limite, de vida ou de morte com total capacidade".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+