Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oficial. IVA das touradas aumenta para 23%

05 fev, 2020 - 23:29 • Susana Madureira Martins , com Lusa

Propostas do Chega, PCP, PSD e CDS-PP para manter o valor na taxa mínima acabaram por ser rejeitadas.

A+ / A-

Foi aprovada esta quarta-feira, no Parlamento, a subida de 6% para 23% do IVA dos bilhetes para as touradas. A proposta recebeu luz verde do PS, PAN e Bloco de Esquerda (BE).

Propostas do Chega, PCP, PSD e CDS-PP para manter o valor na taxa mínima acabaram por ser rejeitadas.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 apresentada pela Governo previa a retirada da lista I do IVA (taxa reduzida de 6%) das entradas em espetáculos tauromáquicos.

PS, BE e PAN votaram favoravelmente esta subida da taxa, que teve os votos contra de PCP, PSD e CDS, e as abstenções de Chega e Iniciativa Liberal.

A medida gerou divisão na bancada socialista, com um grupo de 40 deputados a assumir publicamente que só votavam favoravelmente a medida para seguir a disciplina de voto do PS.

Chega, PCP, PSD e CDS-PP apresentaram propostas no sentido de manter os bilhetes para os espetáculos tauromáquicos taxados ao valor mínimo, mas viram-nas rejeitadas.

Neste ponto, foi também votada uma proposta de alteração do PEV, para que as entradas em exposições também passem a constar da lista de produtos com taxa reduzida de IVA, a par das entradas em jardins zoológicos, por exemplo. Essa proposta foi aprovada com os votos favoráveis do Chega, BE, PS e Iniciativa Liberal, os votos contra de PAN e CDS, e a abstenção de PSD e PCP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+