Tempo
|
A+ / A-

​Livre chama Joacine para Assembleia. Deputada nega ter sido convocada

29 jan, 2020 - 18:23 • Lusa

Partido diz que enviou um email a convocar a deputada para a Assembleia do partido, mas assessor parlamentar nega a receção da convocatória.

A+ / A-

O Livre e Joacine Katar Moreira assumiram esta quarta-feira posições contraditórias quanto à convocação da deputada para a Assembleia do partido, marcada para quinta-feira, que vai decidir sobre a retirada de confiança política da sua única representante no Parlamento.

Fonte do partido disse à agência Lusa que Joacine foi convocada para a reunião, mas o assessor parlamentar negou que a deputada tenha recebido qualquer convocatória.

Segundo fonte oficial do partido Livre, foi enviado à deputada eleita, bem como aos restantes membros, um email informativo sobre a 44ª Assembleia do partido, que irá decorrer na próxima quinta-feira a partir das 20h00.

Por norma, e segundo a mesma fonte, quando a Mesa da Assembleia informa os seus membros acerca destas reuniões, essa informação é "interpretada como uma convocatória".

No entanto, fonte do partido refere que esta quarta-feira, pelas 11h00, foi enviado um segundo email à deputada, convocando-a para a próxima Assembleia.

Contactada pela Lusa, a assessoria parlamentar de Joacine Katar Moreira negou que a deputada tenha recebido qualquer email, acrescentando que tentou comunicar com os órgãos do partido para que o mesmo documento fosse reenviado a Joacine.

Quinta-feira de decisões no Livre

O Livre decide esta quinta-feira sobre uma proposta de retirada de confiança na deputada, na 44ª Assembleia marcada com carácter "extraordinário e urgente", depois de esta decisão ter sido adiada no IX Congresso do partido.

Entre os pontos da reunião está a "deliberação sobre a Resolução da 42ª Assembleia de retirada de confiança na DURP decorrente do votado no IX Congresso do Livre".

Logo no início do encontro, será votado o "caráter reservado" desta reunião, além da eleição da mesa da Mesa da Assembleia e a informação de renúncia do membro da Assembleia eleito Tiago Charters de Azevedo.

Esta reunião acontece depois de um congresso que decidiu adiar uma decisão sobre a retirada da confiança política a Joacine Katar Moreira, que se exaltou e chegou a acusar elementos do partido de mentirem.

Na reunião magna realizada nos dias 18 e 19, esteve em debate uma resolução da anterior Assembleia do Livre que propunha a retirada da confiança política à única deputada que o partido conseguiu eleger nas legislativas de 6 de outubro passado.

Apesar da polémica com a direção do partido, que se prolonga quase desde o início da legislatura, Joacine Moreira já garantiu estar "completamente fora de questão" renunciar ao mandato e deixar a Assembleia da República.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+