Tempo
|
A+ / A-

Instagram sem "likes"? Rede social testa fim de "gostos" em Portugal e no resto do mundo

15 nov, 2019 - 15:19 • Rui Barros , com agências

Depois de sete países, a empresa alarga o teste ao resto do mundo. Instagram garante que vai arranjar uma forma de os influenciadores comunicarem os resultados às marcas.

A+ / A-

Se, esta sexta-feira, entrou na rede social Instagram e não conseguiu ver quantos “likes” uma imagem tem, não pense que é um problema do seu telemóvel. Isso está a acontecer porque a sua conta é uma das escolhidas pela rede social do Facebook para testar a eliminação da contagem de “gostos” de uma foto.

Depois de ter testado esta possibilidade em sete países, e uma semana depois de o CEO da empresa ter anunciado que ia expandir esse teste aos Estados Unidos, o Instagram usou a rede social Twitter para anunciar que ia alargar o teste à escala global, incluindo Portugal.

“A partir de hoje, estamos a expandir o nosso teste com a contagem de gostos privados a nível global. Se é um dos utilizadores envolvidos neste teste, deixará de ver a contagem global de gostos e visualizações nas fotos e vídeos partilhados no feed”, pode ler-se no “tweet” da rede social. A exceção vai para quando os likes são feitos pela própria pessoa, indica a empresa.

De acordo com o Instagram, o balanço dos testes iniciais “na Austrália, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia foi positivo”. No entanto, como esta alteração muda fundamentalmente a lógica da rede social, a empresa quer continuar o teste “para aprender mais com a comunidade global”.

A decisão da empresa tem gerado particular preocupação junto dos chamados "influenciadores" de opinião que têm, nesta plataforma, a sua principal fonte de rendimento, uma vez que o número de “corações” que uma publicação recebia era, até agora, uma forma de avaliar o seu sucesso, inclusivamente pelas empresas com as quais têm parcerias. Para esses, o Instagram diz que está a “trabalhar ativamente” numa forma de os “criadores poderem comunicar os valores aos seus parceiros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+