Tempo
|
A+ / A-

Bloco diz que desafio é saber a que políticas o novo Executivo dará continuidade

26 out, 2019 - 14:26 • Lusa

Pedro Filipe Soares assistiu à tomada de posse do novo Governo no Palácio da Ajuda.

A+ / A-

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, defendeu este sábado que "o desafio que está em cima da mesa" em relação ao Governo empossado é saber a quais políticas dará continuidade, considerando que "há muito ainda por definir".

"Disse o senhor primeiro-ministro que este um Governo que dará continuidade às políticas anteriores, eu creio que esse é o desafio que está em cima da mesa, a quais políticas é que dará continuidade", afirmou Pedro Filipe Soares à saída da cerimónia de tomada de posse do XXII Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa.

Assim, na perspetiva do líder parlamentar bloquista, importa saber se o novo executivo vai prosseguir as "políticas de recuperação de rendimentos, de garantia de uma distribuição de riqueza que melhora a vida das pessoas" ou se vai dar "continuidade a uma cedência na Concertação Social a patrões que não querem ver uma legislação laboral que dá dignidade aos trabalhadores" e da "falta de investimento em serviços públicos".

"Quais dessas continuidades está na mão do Governo escolher. Da parte do Bloco de Esquerda sabem que seremos uma força para a estabilidade da vida das pessoas, para a garantia que o que de bom aconteceu pode significar ainda melhor no futuro", garantiu.

Na perspetiva de Pedro Filipe Soares, "há muito ainda por definir", sublinhando que o "investimento nos serviços públicos não foi referido" e "a forma de valorização dos salários está ainda parcialmente apresentada".

"Não se esgota nem o programa de Governo no discurso de hoje do primeiro-ministro nem a governação no Programa de Governo. Sabemos que a seguir vem o Orçamento do Estado e é nessas políticas concretas que nós vemos qual é a continuidade que será dada na política", remeteu.

Após tomar posse, Costa promete salário mínimo de 750 euros para 2023
Após tomar posse, Costa promete salário mínimo de 750 euros para 2023

Já sobre o facto de António Costa ter assumido a meta de colocar salário mínimo nos 750 euros em 2023, o dirigente e deputado bloquista reiterou que para o partido e para o país é essencial "haver uma programação do aumento do salário mínimo nacional".

"É importante que o valor do salário mínimo não seja depois sinónimo, como nós tivemos de acordos de concertarão social no passado, da fragilização da Segurança Social", avisou, lembrando que uma negociação em 2017 "teve exatamente essa consequência com uma tentativa de reduzir a comparticipação dos patrões para a TSU".

Assim, "o anúncio só da medida isoladamente" merece ao Bloco "muito maior análise".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+