Tempo
|
A+ / A-

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Governo

19 set, 2019 - 20:19

O parecer, pedido na sequência do caso das golas antifumo, deverá esclarecer as consequências para os governantes cujos familiares fizeram negócios com entidades públicas.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já enviou ao primeiro-ministro o parecer que tinha sido pedido por António Costa sobre negócios de familiares do Governo.

O parecer, pedido na sequência do caso das golas antifumo, deverá esclarecer se há incompatibilidades no caso dos governantes cujos familiares fizeram negócios com entidades públicas.

O primeiro-ministro já recebeu o documento e vai decidir se concorda com as conclusões da Procuradoria-Geral da República e se as vai ou não aplicar.

António Costa solicitou, a 30 de julho, ao Conselho Consultivo da PGR um parecer sobre os impedimentos de empresas de familiares de governantes em contratações de serviços com Estado.

“Não pode deixar de suscitar dúvidas como alguém possa ser responsabilizado, ética ou legalmente, por actos de entidades sobre as quais não detém qualquer poder de controlo e que entre si contratam nos termos das regras de contratação pública, sem que neles tenha tido a menor intervenção”, referia um comunicado divulgado na altura.

Em causa estão os três contratos que o filho do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, terá assinado depois de o pai assumir funções governativas. O governante declarou esta terça-feira que não teve qualquer influência nem estabeleceu qualquer contacto que pudesse resultar em expectativa de favorecimento pessoal.

O Governo considera que interpretação da lei que obriga os seus membros a demitirem-se ultrapassa “largamente” a “prática corrente ao longo dos anos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    19 set, 2019 Leiria 22:02
    " O primeiro-ministro já recebeu o documento e vai decidir se concorda com as conclusões da Procuradoria-Geral da República e se as vai ou não aplicar." Imaginem esta posição do anterior primeiro-ministro................Sem vergonha

Destaques V+