Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Funeral de Ruben de Carvalho realiza-se no domingo

12 jun, 2019 - 19:45

Corpo do dirigente histórico comunista em câmara ardente nos Paços do Concelho de Lisboa, a partir de sábado.

A+ / A-

O funeral do dirigente histórico comunista Ruben de Carvalho realiza-se no domingo, para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa, estando o corpo em câmara ardente nos Paços do Concelho da capital a partir de sábado.

"O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa que o corpo de Ruben de Carvalho estará em câmara ardente nos Paços do Concelho, em Lisboa, a partir das 17h30 de sábado, dia 15", lê-se numa nota do PCP.

Na nota é ainda referido que o funeral de Ruben de Carvalho, que morreu na terça-feira, realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de S. João, também em Lisboa, "onde o corpo será cremado após cerimónia a realizar pelas 15:00".

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+