Tempo
|
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa prevê "crise na direita nos próximos anos"

31 mai, 2019 - 21:06 • Redação com Lusa

O Presidente da República assume que as eleições legislativas podem influenciar a sua recandidatura.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa previu, esta sexta-feira, que haverá uma crise na direita, nos próximos anos e defendeu que, num contexto assim, o seu papel é "importante para equilibrar os poderes".

Num discurso, em inglês, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa, o Presidente da República salientou que Portugal tem, hoje em dia, "uma esquerda muito mais forte do que a direita" e que o que aconteceu [nas eleições europeias] à direita é muito preocupante".

"Eu diria que há uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos. Isto, para ser muito realista. Isto explica por que é que o equilíbrio de forças está como está. E um bocadinho também por que é que o Presidente, pelo menos neste momento, é importante para equilibrar os poderes", referiu.

Quanto à esquerda, o chefe de Estado referiu que "o PS fortaleceu a sua posição, e quem se sabe se isso acontecerá de forma ainda mais profunda nas próximas eleições legislativas", podendo vir a ter "diferentes possibilidades" para formar maioria, além de PCP e BE, "porque outros partidos estão a crescer" - numa alusão ao PAN.

À direita, identificou uma fragmentação, "em vez de dois partidos, quatro, cinco ou seis, embora alguns deles sejam muito pequenos", e "crise interna nos mais importantes partidos" que estiveram coligados no anterior Governo, PSD e CDS-PP, mas entre os quais agora há "uma impossibilidade de diálogo".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "veio da direita" e argumentou que, "com um Governo forte de centro-esquerda e uma oposição de direita fraca, cabe ao Presidente, não equilibrar, porque não pode ser oposição a nenhum Governo, é claro, mas ser muito sensível e sentir que é preciso ter um equilíbrio no sistema político".

Legislativas podem influenciar recandidatura

À saída da FLAD, Marcelo admitiu que o equilíbrio de forças entre esquerda e direita, após as eleições legislativas, pode influenciar o seu papel como Presidente da República e a sua decisão sobre uma recandidatura.

"Só o resultado das legislativas é que permitirá dizer qual é o equilíbrio a que se chegará em outubro e, depois, qual é o papel que o Presidente terá até ao fim do mandato, e se isso influenciará ou não a decisão sobre a recandidatura", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que "é muito importante haver um equilíbrio nos dois hemisférios da vida política portuguesa, para não haver um desequilíbrio muito para um lado, relativamente a outro".

O Presidente da República explicou que só decidirá se se recandidata "para o ano e que, no fundo, [a decisão] tem muito a ver com o papel do Presidente no quadro do equilíbrio de poderes que existe e que existirá nos futuros anos".

[notícia atualizada às 23h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 01 jun, 2019 15:02
    Se fosse um enfraquecimento da esquerda era igual! Quem perde e a comunicao social!
  • Colares
    01 jun, 2019 lisboa 12:52
    Nâo há líder carismático na dita direita credível e por isso a previsão é negra.A única forma de contornarem as esquerdas é através de BRUXELAS onde Costa anda a tentar a sorte.O programa em Bruxelas vai ser influenciado pelo PPE,S
  • FIlipe
    31 mai, 2019 évora 23:54
    Agora deu em bruxo/vidente ou será que lhe interessa um segundo reinado com os Socialistas ... são muito maus estes comentários vindos da boca de um Presidente ou Comentador Político da TVI ?

Destaques V+