Tempo
|
A+ / A-

Armando Vara vai ser ouvido na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos

30 mai, 2019 - 13:58 • Sandra Afonso

Audição do ex-administrador do banco público, atualmente preso em Évora, está marcada para 14 de junho.

A+ / A-

Está marcada para daqui a duas semanas, para o dia 14 de junho, a audição de Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, na comissão parlamentar de inquérito ao banco público.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo presidente daquela comissão. A audição de Vara, atualmente a cumprir pena de prisão em Évora por tráfico de influências no âmbito do processo Face Oculta, terá início às 14h30 desse dia.

Armando Vara foi administrador da CGD durante a presidência de Carlos Santos Ferreira, com ambos a passarem mais tarde para o Banco Comercial Português (BCP).

Para além de ter sido condenado no âmbito do Face Oculta, o também ex-ministro Adjunto e da Juventude e Desporto no Governo de António Guterres é ainda arguido no caso Operação Marquês.

Antes, a 11 de junho, estão agendadas as audições de António Vieira Monteiro, ex-administrador da CGD, e de Filipe Pinhal, ex-administrador do BCP.

O ex-ministro das Finanças do Governo de José Sócrates, Teixeira dos Santos, vai ser ouvido quatro dias depois de Vara, a 18 de junho.

Há ainda dois nomes que vão regressar à Comissão de inquérito: Fernando Faria de Oliveira, ex presidente da CGD, volta no mesmo dia que Teixeira dos Santos, e José Pedro Cabral dos Santos, antigo responsável pela área das grandes empresas, no dia 17.

Por escrito, vão responder o antigo primeiro-ministro José Sócrates e Almerindo Marques, ex-administrador da CGD, João Salgueiro (presidente do banco público entre 1996 e 2000) e a comissão de ética do Banco de Portugal.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+