Tempo
|
A+ / A-

PCP diz que propostas da direita "anulam" recuperação de todo o tempo de serviço dos professores

06 mai, 2019 - 23:04 • Redação com Lusa

Posição manifestada pelos comunistas – que votarão contra as as propostas de PSD e CDS –, a juntar ao recuo da direta face ao que foi aprovado na Comissão de Educação, o diploma que prevê a reposição integral do tempo de serviço será chumbado e, assim, o Governo já não se demitirá.

A+ / A-

O PCP confirmou esta segunda-feira que aprovará o texto viabilizado na especialidade que prevê a recuperação integral do tempo de serviço dos professores congelado, considerando que as propostas de PSD e CDS-PP “na prática anulariam a concretização” desse objetivo.

“O PCP viabilizou a aprovação de propostas de outros partidos e aprovará o texto daí resultante, texto que, de resto, todos os partidos apoiaram, defenderam e valorizaram, à exceção do PS”, lê-se num comunicado do PCP.

O parlamento aprovou na quinta-feira, na especialidade, uma alteração ao decreto do Governo, com os votos contra do PS e o apoio de todas as outras forças políticas, estipulando que o tempo de serviço a recuperar pelos professores são os nove anos, quatro meses e dois dias reivindicados pelos sindicatos docentes.

Na nota, o PCP recorda que, nessa reunião da comissão parlamentar de Educação, votou contra as propostas apresentadas por PSD e CDS-PP que, “a pretexto de aspetos financeiros e orçamentais, na prática anulariam a concretização da contagem integral do tempo de serviço e, mais grave que isso, abririam a porta à destruição da carreira por via da revisão do Estatuto da Carreira Docente”.

“As propostas apresentadas por PSD e CDS significariam fixar um prazo de, no mínimo, 50 anos para a concretização da contagem integral do tempo de serviço, fazendo-a ainda depender das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento - que a impediriam - e, mais grave que isso, abririam a porta à destruição da carreira estabelecendo na lei a revisão do Estatuto da Carreira Docente, objetivo há muito prosseguido por anteriores governos, nomeadamente pelo Governo de maioria absoluta do PS com os resultados que são conhecidos”, referem os comunistas, que garantem que “o PCP manterá a sua coerência”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Prof sindicalizado
    07 mai, 2019 STOP 18:12
    É melhor o "nada" que aí vem. Este, tal como a atriz falhada do BE, deve julgar que vamos esquecer e ficar convencidos com o teatro de desculpas e passa-culpas que eles vão engendrar a partir da derrota da reposição em votação final ...
  • Professor
    07 mai, 2019 5 de out 08:32
    Eu não digo que eles são todos amigos e isto está tudo combinado? Depois de PS-PSD-CDS terem desaparecido do meu boletim de voto, agora juntou-se-lhe o PCP. É mais outro a quem pus uma cruz. E o Bloco de Esquerda vai pelo mesmo caminho. Em outubro, ou abstenção ou populistas
  • Pedro
    06 mai, 2019 Além 23:35
    Rais parta o NÓNIO!!! grande porcaria andaram a arranjar, nem as notícias podemos ver!?

Destaques V+