Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo ("Ti Celito") em Angola para selar reaproximação

05 mar, 2019 - 09:00 • Paula Caeiro Varela

​O Carnaval são três dias, a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola dura quatro. Ainda antes do início da visita oficial, o Presidente da República participa na festa de aniversário do seu homólogo angolano, João Lourenço, num sinal de que as relações entre os dois países estão no bom caminho.

A+ / A-

Quatro dias, três províncias e uma visita presidencial aguardada com enorme expectativa por Portugal e Angola. Marcelo Rebelo de Sousa aterra esta terça-feira, em Luanda, para selar o último passo de uma reaproximação nas relações institucionais dos dois países.

Ainda antes do início da visita oficial, o Presidente da República participa na festa de aniversário do seu homólogo angolano. João Lourenço celebra 65 anos de vida e convidou Marcelo para a festa.

Ainda nem chegou, mas é o assunto do momento na imprensa angolana há vários dias: Marcelo Rebelo de Sousa tem-se multiplicado em entrevistas a vários jornais, que demonstram bem a importância que esta visita oficial do chefe de Estado tem, não apenas para Portugal, mas também para Angola.

Uma "viagem de afetos", como lhe chamou em editorial o director do “Jornal de Angola”, lembrando que há "feridas" recentes que ainda estão "frescas", e que esta visita só é possível porque foi feito um caminho desde que o processo do ex-vice Presidente de Angola, Manuel Vicente, suspeito de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, foi enviado para Angola, ultrapassando-se o que o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, cunhou como o "irritante".

Luanda não tem trânsito, está calor, é feriado de Carnaval, e só há sinais de festa. O "irritante" é coisa do passado e - tal como Marcelo Rebelo de Sousa vaticinou - uma vez ultrapassada essa questão, "Portugal e Angola estão vocacionados a encontrar-se".

E esse encontro começou com a visita do primeiro-ministro, António Costa, em setembro do ano passado; reforçou-se com a visita oficial de João Lourenço a Lisboa, em novembro; e agora, pouco mais de três meses depois, será selado com esta aguardada presença do Presidente português.

Antes mesmo do programa formal, que só tem início na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa é um dos convidados da festa privada para celebrar o 65º aniversário do Presidente angolano, João Lourenço.

Mas, e talvez mais revelador ainda, o próprio chefe de Estado português vai celebrar em Angola três anos como Presidente. Em Belém, aliás, é abertamente assumido que esta será uma das mais importantes visitas do mandato.

As lições do "Ti Celito": diplomacia e economia

Para Portugal, afetos à parte, é fundamental a presença de Marcelo Rebelo de Sousa - carinhosamente tratado por "Ti Celito" pelos angolanos - para agilizar o processo de regularização de dívidas de Angola às empresas portuguesas, que está já em curso.

Há cerca de duas semanas, o ministro dos Negócios Estrangeiros esteve em Angola, para fechar os dossiers da visita, esse, e mais de 20 acordos de cooperação previstos em várias áreas, com destaque para a as da Saúde e Educação.

Marcelo Rebelo de Sousa faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira; e da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Luanda será o palco do primeiro dia de visita oficial, na quarta-feira, com um encontro bilateral e uma conferência de imprensa conjunta e, à tarde, um discurso de Marcelo Rebelo de Sousa na Assembleia Nacional (tal como João Lourenço teve honras de discursar no Parlamento português).

Segue-se um encontro com alunos da Universidade Agostinho Neto, onde Marcelo Rebelo de Sousa vai responder a perguntas dos estudantes.

Na quinta-feira, a comitiva parte para visita às províncias de Huíla e Benguela, sendo a passagem pelo Lobito, onde nasceu João Lourenço, vista como mais um ponto importante na agenda de Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+