Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa admite requisição civil e processa bastonária dos enfermeiros

05 fev, 2019 - 21:00 • Redação

"Chegámos ao limite do que podíamos aceitar", afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, garante que vai “usar todos os meios legais ao alcance” do Governo para travar o que considera ser a greve “selvagem” dos enfermeiros.

Em entrevista à SIC, o chefe do Governo garante que, “se for necessário, iremos utilizar esse instituto jurídico" da requisição civil, apesar de admitir que os juristas têm interpretações distintas.

"Não queremos uma escalada de tensão, queremos agir com a firmeza necessária, mas com a justiça devida. Fomos justo naquilo que aceitámos e chegámos ao limite do que podíamos aceitar", sublinha.

António Costa considera que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, tem violado a lei das ordens profissionais ao apelar à greve e pelo envolvimento em atividades sindicais. O primeiro-ministro anuncia que o Governo vai processar a bastonária.

“As ordens profissionais estão expressamente proibidas de desenvolver qualquer tipo de atividade sindical. No meu modesto entendimento, a Ordem dos Enfermeiros e, em particular a senhora bastonária, têm violado claramente esta atuação".

"Iremos comunicar às autoridades judiciárias os factos apurados e que são uma manifesta violação das leis das ordens profissionais", afirmou.

O chefe do Governo explicou que a queixa "tem que ser transmitida ao Ministério Público que é o agente do estado junto dos tribunais”.

António Costa fez depois questão de separar águas entre os profissionais de enfermagem, afirmando que o seu executivo não confunde "a vida dos enfermeiros e da sua indispensabilidade ao SNS com a posição de alguns dirigentes sindicais, ou da Ordem" dos Enfermeiros.

Nesta entrevista à SIC, também admitiu aumentos para todos os funcionários públicos no próximo ano, se a trajetória de crescimento da economia se mantiver.

Sobre as eleições legislativas deste ano, António Costa considera "virtualmente impossível" alcançar uma maioria absoluta e considera que não faz sentido um acordo à direita, mas não fecha a porta a entendimentos para reformas setoriais de longo prazo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    06 fev, 2019 Seixal 19:54
    Isto é uma greve política, já deu para perceber pelos comentários e pelas entrevistas de alguns jornaleiros. Estão mais interessados no que o ministro disse, ou não disse, do que investigarem verdadeiras razões que deram origem a esta greve. Se investigarem quem são os lorpas que já doaram 420.000 mil euros para os enfermeiros fazerem greve, concluirão, que não são os que precisão do SNS para curar as suas moléstias, mas sim, os da cor da sindicalista Cavaca. Eles agradecem, pudera, nos dias de greve ainda fazem uns biscates no setor privado e recebem dos dois lados. Os enfermeiros sabem perfeitamente que é um absurdo e economicamente inviável um aumento de 400€/mês para todos. Continuem assim, talvez um dia apareça alguém que lhes diga para saírem da sua zona de conforto e os convide a emigrar.
  • Enfermeiro
    06 fev, 2019 Lisboa 08:59
    O bluff continua: se o governo tivesse hipóteses legais de usar a requisição civil, há muito que tinham lançado essa carta. Claro que podem fazer como fizeram no Verão passado, nas greves dos professores às avaliações, e recorrer a uma verdadeira barragem de ilegalidades para tornear a greve. Mas acho que o Sindicato dos Enfermeiros é menos politizado que a Fenprof e saberá recorrer judicial e imediatamente da ilegalidade, em vez de vir para a TV com discursos politizados como fez o Nogueira ...
  • Isabel Pinto
    05 fev, 2019 Guimarães 23:09
    Ao Limite chegamos nós, carregados e deixados levar numa boleia de promessas vás de gente que promete e não cumpre. Gente que só sabe cuidar de bancos com o dinheiro dos outros, gente que aumenta regalias com retroativos e que apenas uma quota parte do salário e taxado, gente que chama criminosos e mentirosos.... Boleia dessas senhor primeiro ministro... Chega!!!! Lembre-se que está contra gente que cuida de gente, que entende de gente, e que ainda só parou uma ínfima parte do que faz e olhe a mossa. Meta a mão a consciência e veja o que gasta em mentiras... E seja honesto e franco uma vez na vida!!!

Destaques V+