Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa e os coletes amarelos. “Temos de melhorar, mas não há problema que sempre dure”

21 dez, 2018 - 12:29 • Cristina Nascimento

Primeiro-ministro considerou que protestos como os desta sexta-feira "são próprios da democracia".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, considera normal o protesto dos coletes amarelos. Em declarações aos jornalistas, o Chefe do Governo lembrou que “tem sido possível conciliar maior crescimento económico com maior justiça social”, mas que ainda é preciso melhorar.

“Se há razões para todos estamos satisfeitos? Claro que não, há sempre problemas, mas, como podemos demonstrar hoje de manhã, não há problema que sempre dure”, disse Costa, depois de uma cerimónia que assinalou o realojamento de dezenas de famílias carenciadas, no Seixal.

Nestas declarações aos jornalistas, António Costa considerou ainda que protestos como estes são próprios da democracia.

“A democracia vive-se com esta normalidade. A democracia não é só os momentos em que estamos todos contentes. Não, há momentos de tensão, há momentos de conflito, há momentos de protesto e acho que devemos viver com serenidade estes momentos e a maturidade democrática que, felizmente, o país tem tido sempre ao longo de décadas”, diz.

Os protestos dos "coletes amarelos" em Portugal foram convocados por vários grupos através das redes sociais, com inspiração nos movimentos contestatários das últimas semanas em França.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Figo
    21 dez, 2018 Figueira 19:36
    O Kosta nem de provérbios percebe!! Qual "problema que sempre dure" qual quê?? A minha avó sabia dizer isso melhor do que tu!! Tu nem constitucional sabes dizer!! O Kosta diz "constucional"! Vai aprender a falar!!
  • Ingénuo Mário
    21 dez, 2018 NeverNever Land 16:48
    Os "coletes amarelos de cá" pouco têm a ver com os de França. O Costa vem novamente com atitude paternalista porque já percebeu que o pior, afinal, não veio. E o pior era, camionistas a bloquear as estradas, comboios, Metro, Transportes fluviais parados a meio das linhas ou nas estações, o aeroporto sobrevoado por duzias de drones que impediriam a movimentação aerea, pessoal deitado no meio das vias a impedir circulação automóvel, e um cerco pacífico à AR e palácio de Belém. Mas claro, não há estaleca nem organização para tal, até porque o SIS infiltrou-se e alguns desbocados disseram a quem os quis ouvir, qual era o programa das festas. Mas que teria a sua piada os deputados eleitos em listas que só os partidos deles elaboraram sem dar cavaco a ninguém a não ser aos caciques próprios, a terem de sair a pé por entre uma multidão deitada no chão nas saídas do parlamento...
  • Cidadao
    21 dez, 2018 Lisboa 14:06
    Esta movimentação das pessoas é a resposta natural ao falhanço das instituições e da representação dos Eleitores, pelos Eleitos. É a resposta natural da falta de representação do que se tornou o mundo sindical e a Assembleia da República, a dita "casa da Democracia" : um covil de interesses, uma agência de Empregos, um conchavo político feito para beneficiar alguns travestidos de "sufragados pelo Povo". A dita "estabilidade política" é mais um conchavo politico-partidário, mantido por uma legislação eleitoral anacrónica e indesejada pelas pessoas, mas venerada pelos políticos que assim conseguem manter o seu poleiro, e pela falta de sangue novo onde se possa votar, que "estabilidade" propriamente dita. É uma paz pôdre por falta de novos intervenientes que não estejam "queimados". Mas o Costa e os políticos que estejam tranquilos: este povo envelhecido, quebrado, e resignado, apesar de saber que está a ser ludibriado, não tem forças nem ânimo para lutar contra isto à séria. Acrescente-se a falta de um verdadeiro líder condutor de massas - os populistas que aparecem , geralmente da extrema-direita, são, ou patetóides, ou criminosos de meia-tigela que ninguém, obviamente segue - e a tal resignação de derrota, tão portuguesa, e podemos concluir que protestos destes não vingam por cá. Infelizmente: a sociedade portuguesa bem que precisava dum choque a ver se arrebitava e deixava de engolir tudo o que os políticos lhe enfiam pelas goelas abaixo.

Destaques V+