Tempo
|
A+ / A-

Manuel Pinho garante que não foi corrompido e que não recebeu avenças do BES

20 dez, 2018 - 17:15

Na comissão parlamentar de inquérito, antigo ministro da Economia diz que vai manter-se em silêncio sobre questões sob investigação.

A+ / A-

O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou esta quinta-feira na comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia que é falso que tenha sido corrompido ou recebido pagamentos indevidos e também que tenha recebido alguma avença do BES quando integrava o Governo.

Assim garantiu na sua intervenção inicial, em que começou por desejar "um feliz natal a todos", anunciando a seguir que vai exercer o seu direito a manter-se em silêncio sobre as rendas excessivas e outros temas sob investigação.

Manuel Pinho também deixou claro que não é arguido, mas sabe que é "considerado suspeito", considerando por isso ter "o direito ao silêncio relativamente a essa matéria alegadamente delituosa".
"Neste momento em que o meu bom-nome já foi vilipendiado meses a fio, a conselho dos meus advogados exerço o meu direito de me manter em silêncio nesta comissão parlamentar, relativamente aos temas acima identificados, os quais são objeto de inquérito criminal em que eu sou considerado suspeito", disse.

Ainda assim, o antigo ministro não ignora que tem "responsabilidades políticas e enquanto cidadão", prometendo que em "momento próprio" irá "prestar esclarecimentos sobre as matérias em causa, não só às autoridades judiciárias, mas também ao país".

"Enquanto ministro da economia agi sempre e exclusivamente em prol do interesse público, não tendo favorecido quaisquer interesses particulares, não tendo sido corrompido, nem recebido de ninguém pagamentos ou convites indevidos, sendo falso aquilo que tem sido propalado de que eu receberia uma remuneração ou uma avença do Banco Espírito Santo enquanto fui governante", garantiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+