Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal condena ataque a candidato brasileiro Jair Bolsonaro

07 set, 2018 - 14:28

O candidato do PSL (direita) lidera a corrida eleitoral, depois de a candidatura de Lula da Silva ter sito rejeitada.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, condenou esta sexta-feira o ataque ao candidato às presidenciais brasileiras de outubro, Jair Bolsonaro (PSL), esfaqueado na quinta-feira numa ação de campanha em Minas Gerais.

"Condenamos veementemente qualquer ataque ou atentado em qualquer circunstância e, por maioria de razão, numa campanha eleitoral, qualquer que seja o candidato e qualquer que seja o país", afirmou Augusto Santos Silva.

O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas no Palácio das Necessidades, em Lisboa, à margem da apresentação do programa das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

"Naturalmente que acompanhamos com muita atenção tudo o que se passa no Brasil porque é um país de língua portuguesa, um dos principais aliados de Portugal, onde há uma comunidade portuguesa muito importante residente, mas acompanhamos sempre no respeito escrupuloso pela soberania do Brasil", acrescentou.

"Qualquer incidente e, em particular o ataque que ontem [quinta-feira] teve lugar, merece a nossa mais veemente condenação", sublinhou.

Santos Silva disse não ter feito qualquer contacto formal com as autoridades brasileiras, adiantando que tem acompanhado o caso sobretudo pela comunicação social.

Segundo uma sondagem divulgada quinta-feira – a primeira após o Tribunal Superior Eleitoral ter rejeitado a candidatura de Lula da Silva (PT) – Jair Bolsonaro (extrema-direita) lidera a corrida eleitoral de outubro, com 22% das intenções de voto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+