Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento condena agressão racista a jovem luso-colombiana

06 jul, 2018 - 14:50

Deputados aprovaram dois votos de condenação.

A+ / A-

O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, dois votos de condenação pela agressão racista a uma jovem de origem colombiana por um segurança privado ao serviço de uma empresa de transportes públicos do Porto.

Nicol Quinayas, de 21 anos, foi violentamente agredida e insultada na madrugada de 24 de junho, no Porto, por um segurança da empresa 2045 a exercer funções de fiscalização para a empresa Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O primeiro texto, apresentado por PS e BE, repudiava "veementemente qualquer sinal de discriminação racial", condenando "vivamente o ato de violência cometido", num "país de referência no acolhimento de migrantes, da inclusão e da valorização da interculturalidade".

O documento dos comunistas defendia "o apuramento de responsabilidades pela ausência de intervenção da PSP perante esta grave ocorrência" e apelava "ao sentido de responsabilidade de todas as entidades públicas e privadas na prevenção de quaisquer atos de discriminação racista e xenófoba e na responsabilização dos seus autores".

O Ministério Público e a Inspeção-Geral da Administração Interna já abriram inquéritos para investigar o caso. A STCP também anunciou um "processo interno" para averiguação dos factos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+