Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

PSD: “Quem estiver com calculismos deixará de ter condições"

08 fev, 2018 - 00:02 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

Ricardo Baptista Leite recusou integrar a candidatura de Santana Lopes e acabou por votar em Rui Rio nas eleições diretas do PSD. Agora, espera que o partido se una no apoio ao líder para construir uma “alternativa credível”.

A+ / A-
“Um deputado responsável só pode votar contra” a legalização da eutanásia. Foto: Nuno Ferreira Santos/Público
“Um deputado responsável só pode votar contra” a legalização da eutanásia. Foto: Nuno Ferreira Santos/Público

Veja também:


O PSD está numa “fase de ajustamento” e o congresso, que se realiza a 16, 17 e 18 de Fevereiro, servirá para clarificar todas as posições. É o que pensa o deputado Ricardo Baptista Leite, que deixa um aviso a quem estiver numa atitude calculista.

Entrou na bancada do PSD em 2011, com Passos Coelho. O que é que espera da liderança de Rui Rio? Apoiou algum dos dois candidatos?

Entrei com Passos Coelho e ele ficará para a história como o primeiro-ministro que nos retirou de uma situação de pré-bancarrota e que criou as condições para o crescimento económico que hoje vivemos. Eu acabei por recusar integrar a campanha de Santana Lopes, porque entendia que Rui Rio reunia melhores condições para, por um lado, permitir que o PSD voltasse a ser reconhecido como um partido de quadros. E que com esses quadros pudesse preparar uma visão alternativa para o país, face ao Governo das esquerdas. Dito isto, a experiência autárquica de Rui Rio traz também uma vantagem, de fazer a política centrada na pessoa, traduzindo uma esperança que sinto no partido…

… na bancada do PSD também sente que há? Vemos Luís Montenegro a posicionar-se, um problema aberto também na liderança parlamentar...

Eu dizia relativamente às bases do partido. O que sinto é que de forma maioritária os militantes estão com o novo líder. Mesmo dentro da Assembleia, há aqui um sentimento da maioria dos deputados de que entrámos num novo tempo. É natural que haja agora uma fase de ajustamento, que é normal. O congresso vai permitir uma clarificação de todas as posições. O fundamental é que o partido, depois, esteja totalmente unido na preparação de uma alternativa que seja credível, realista. O que importa é preparar a próxima década.

Como é que deve ser feita a ponte para a nova liderança, no grupo parlamentar? Tendo ele sido construído pelo anterior líder?

O que Rui Rio tem dito é que tem estiver por bem, genuinamente, é bem-vindo. Quem estiver com calculismos, quem estiver a pensar em daqui a 2, 4 ou 6 anos, deixará de ter condições, porque não é isso que o partido precisa. O que precisa é que tenhamos quadros - militantes, simpatizantes -, que estejam preparados para trabalhar numa nova solução alternativa.

A política de alianças será um dos temas do congresso. Acha que o novo PSD terá mais facilidade em estabelecer consensos com o PS?

Mais importante do que qualquer consenso pós-eleitoral que possa ser estabelecido é prepararmos uma visão alternativa. Temos uma moção global de Rui Rio, que define certas bases, mas que tem que ser feito um trabalho. Temos anos e meio. A seguir às eleições, haverá espaço para todos os diálogos. Mesmo que o PSD ganhe as eleições com maioria absoluta, nada impede que possa discutir a integração de independentes ou pessoas de outros partidos numa solução alargada. A geringonça, se alguma coisa trouxe de boa para o país, foi ter aberto uma Caixa de Pandora, dizendo que tudo o que existia antes como convenção não é válido. Não será sério, se a nossa preocupação é servir melhor o país, excluirmos qualquer cenário.

Prefere um PSD mais próximo do PS ou do CDS?

Prefiro um PSD que em cada momento escolhe o melhor para o país. Identifico-me como alguém do centro. O PSD foi construído no bom senso. Não devemos ser fundamentalistas, por nos tentarem categorizar numa forma ou noutra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+