Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo nega intervenção em isenção fiscal para filhos do presidente do Benfica

08 jan, 2018 - 13:59

Tutela desmente a manchete do “Correio da Manhã” desta segunda-feira.

A+ / A-

O Ministério das Finanças afirma que não tem qualquer intervenção na atribuição das isenções do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Em comunicado, a tutela desmente a manchete do “Correio da Manhã” desta segunda-feira.

Segundo o diário, a Polícia Judiciária está a investigar a relação entre a isenção de pagamento de IMI atribuída a um imóvel da família do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a cedência de bilhetes ao ministro Mário Centeno para ver o jogo entre o Benfica e o FC Porto no camarote presidencial.

"O Ministério não tem qualquer intervenção na atribuição das isenções de IMI previstas no artigo 71, n.º 7, do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), o qual estabelece que: 'Os prédios urbanos objecto de acções de reabilitação são passíveis de isenção de imposto municipal sobre imóveis por um período de cinco anos, a contar do ano, inclusive, da conclusão da mesma reabilitação, podendo ser renovada por um período adicional de cinco anos'", lê-se no comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças.

“Conforme decorre do n.º 20 do mesmo artigo 71.º do EBF, aquelas isenções são atribuídas mediante deliberação do município. Com base nesta deliberação – que é genérica - os serviços camarários comunicam as situações concretas aos Serviços de Finanças do local de situação dos imóveis que, por sua vez, procedem ao averbamento das isenções em execução da referida comunicação”, diz a nota.

“Neste, como noutros processos da mesma natureza, não houve – como não teria de haver – qualquer intervenção do Governo”, conclui o esclarecimento do ministério.

Contactada pela Renascença, a Polícia Judiciária não confirma a existência de qualquer investigação sobre este caso, nem adianta se poderão vir a ser tomadas eventuais diligências nesse sentido.

O Ministério das Finanças afirmou, na semana passada, que o pedido de bilhetes ao Benfica foi motivado por razões de segurança. Argumentou ainda que os bilhetes em causa para a bancada presidencial "não são comercializáveis" e "não têm um preço de venda definido".

Câmara corrobora esclarecimentos do Governo

Contactada pela Renascença, a Câmara Municipal de Lisboa garante que é sua a decisão de isentar edifícios do pagamento de IMI, uma decisão que decorre do Estatuto dos Beneficios Fiscais. Fonte da Câmara de Lisboa explicou que a isenção do pagamento de IMI é atribuida com base na avaliação à reabilitação efectuada ao edificio.

Questionada sobre este caso em concreto, este edifício que pertence a um filho do presidente do Benfica, a mesma fonte confirma que a isenção foi atribuida pelos serviços camarários uma vez que estes consideraram que a reabilitação deste prédio antigo na Rua do Sol a Santa Catarina próximo do Bairro Alto obedeceu aos critérios definidos na lei.

Uma vez aprovado o processo, os serviços camarários emitem a certidão que é remetida à repartição de finanças da zona onde se situa o imóvel.

A partir daí, o processo de isenção do IMI é automático, o que significa que o contribuinte passa estar isento do pagamento de imposto durante cinco anos, a contar do ano - inclusivé - em que foi terminado o processo de reabilitação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isidoro foito
    08 jan, 2018 elvas 17:43
    estes jornalistas sao uns parasitas inqualificáveis sao asquerosos , deviam alguns deles ser pendurados em praça publica para exemplo de outros
  • Eborense
    08 jan, 2018 Évora 16:07
    Só os ignorantes é que acreditam que um Ministro das Finanças isenta alguém do pagamento de IMI, ou outro imposto qualquer, a troco de 2 bilhetes para o futebol. Há gente com um Q.I muito baixo, na verdade.
  • António Fagundes
    08 jan, 2018 Ermesinde 15:41
    Futebol e politica nunca se deram bem e acaba por um ser sempre o azeite num copo de agua ...
  • ao
    08 jan, 2018 lis 15:38
    Pouco tino centeno. Querias era ser tão inteligente quanto ele!...invejoso! A intrigalhada é a vossa profissão!
  • AP
    08 jan, 2018 lisboa 15:38
    como diz o outro, isto são "piners". E os 672.96M€ de dívidas do slb e do vieira ao BES? Essas são para os "camelos" cá do sítio pagarem...
  • Rui
    08 jan, 2018 Lisboa 15:28
    Tiveram o mail durante meses a marinar à espera que alguém do governo fosse à bola está e outras malabarices descredibiliza a comunicação social no geral, à tempos falavam em noticias influenciadas vindas do exterior por causa das eleições nos Estados Unidos mas ainda nem conseguiram limitar as mesmas cá dentro.
  • POUCO TINO CENTENO
    08 jan, 2018 Lx 15:28
    O Centeno tem pouco tino..aceitar presentes envenenados do kalifa dos pneus é complicado. à mulher de César não basta ser séria mas é preciso sê-lo...O BE anda encolhido e manietado pois quer ver se arranja um lugar no governo do pantomineiro do kamarada Kosta....
  • será?
    08 jan, 2018 pt 15:21
    Que a AT está a obrigar o correio da manha a liquidar os milhões que alegadamente deve ao fisco?
  • Luis Fonseca
    08 jan, 2018 Loures 15:19
    Políticos no futebol? Nunca vi primeira vez que ouvi falar sobre isso... Vejam o canal História e os dois ex-ministros a dançar na tribuna de Alvalade no primeiro campeonato que o SCP ganhou após 18 anos... Não sejam hipócritas! Está tudo bem é quando a autarquia do Porto oferece terrenos a um clube corrupto(FCP) para pagamento de dívidas.
  • Toninho Marreco
    08 jan, 2018 Ponte do Lima 15:11
    O Correio da Manhã devia ter muito mais cuidado com o que escreve . Já se sabe MUITO BEM - e não é de agora - que quem se mete com o ps LEVA . Por isso ... cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém ... As verdades nem sempre devem ou podem ser ditas .

Destaques V+