Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS espera um novo PSD "dialogante, construtivo e reconciliado"

05 out, 2017 - 00:19

A socialista Ana Catarina Mendes comentou a situação interna dos social-democratas mas também o resultado das autárquicas.

A+ / A-

A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, espera que do próximo processo interno dos sociais-democratas para a escolha de uma nova liderança surja um PSD "dialogante, construtivo e reconciliado" com os portugueses.

Ana Catarina Mendes falava aos jornalistas no final de duas horas de reunião da Comissão Política Nacional do PS, que se destinou sobretudo a analisar os resultados das eleições autárquicas de domingo passado.

Questionada sobre a forma como a direcção do PS está a acompanhar a evolução interna no PSD, depois de Pedro Passos Coelho ter anunciado na terça-feira à noite que não se recandidatará ao cargo de presidente do seu partido, a "número dois" da direção dos socialistas referiu que os sociais-democratas ainda terão um congresso para debater as suas linhas programáticas.

"Espera-se que o PSD possa gerir a sua situação interna e que daí resulte uma liderança que se reconcilie com os portugueses e que seja capaz de diálogo, de consenso e de construir. Espera-se que surja isso e não um PSD azedo ou zangado com os portugueses", declarou Ana Catarina Mendes.

Ana Catarina Mendes advogou depois que, no quadro do regime democrático, o PS "sempre esteve disponível para dialogar com todas as forças políticas", visando, sobretudo, "retirar Portugal da situação em que caiu nos anos de austeridade".

"O PSD terá um congresso para debater as suas linhas programáticas. Esperamos que saia um PSD reforçado, dialogante e reconciliado com os portugueses", reforçou.

A secretária-geral adjunta do PS fez também uma alusão directa aos resultados registados pelo PSD nas últimas eleições autárquicas, particularmente em Lisboa.

"Estas eleições autárquicas demonstraram uma ausência de projeto por parte do PSD, o que explica a derrota que teve. Em Lisboa, por exemplo, foi sintomático que a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, tenha obtido aquele resultado [à frente da candidatura social-democrata de Teresa Leal Coelho], precisamente por causa da descrença do eleitorado de direita no atual PSD", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abel Pereira
    06 out, 2017 Setúbal 12:36
    A sra Merkel disse que tinham recebido um mandato para governar o país e que tinham pela frente difíceis negociações com outros partidos para garantir suporte parlamentar. Não foi à corrida formar governo e fé em Deus. As eleições decidem quem deve formar governo e a composição do parlamento, mas não regula o funcionamento deste. Não faz sentido falar de assalto ao poder. Custa que tenha sido o PCP e o BE a indigitar o PM, retirando a iniciativa ao PR, mas podem ficar descansados que um acordo entre PCP e PS, como o actual, não voltará a acontecer: ninguém pode querer fazer acordos que revertam em seu prejuízo...
  • Altino
    05 out, 2017 Fontelas 20:13
    És tão hipócrita... O que não falta no PS é descaramento e pouca vergonha. O PS fez um golpe de Estado para aplicar uma austeridade estalinista. Onde é que anda a reposição dos tais rendimentos? Só se for no bolso do camarada Kostov!
  • Manuela Jorge
    05 out, 2017 Cartaxo 19:38
    esta mulher é uma anedota...
  • Americo
    05 out, 2017 Leiria 18:08
    É preciso ter muita lata.
  • Alberto
    05 out, 2017 FUNCHAL 11:56
    Não se quer candidatar? Faça como o Costa fez ao Seguro!
  • CF
    05 out, 2017 Oeiras 11:36
    PS espera um novo PSD "dialogante, construtivo e reconciliado” com este País que talvez comece agora também a esperar um novo PS transparente, esclarecedor e modesto.
  • Eborense
    05 out, 2017 Évora 10:27
    Sim. Tão dialogante quanto vocês, quando eram oposição. Esta oportunista da política, cada vez que abre a boca, perde uma boa oportunidade de estar calada.
  • mendes
    05 out, 2017 braga 09:40
    quem colocou o pais na banca rota foi o ps e nao o psd o psd tirou o pais da banca rota e o psd nao esta zangado com o povo porque o povo lhe deu a maioria o psd esta zangado com o ps porque sem ganhar as eleicoes tomou o poder quanto a dialogar o ps dialoga com quem lhe da a mao e quem lhe faz favores porque quem nao lhe obedece e fascista e rascita
  • Portugues
    05 out, 2017 Porto 09:39
    Srª asquerosa.

Destaques V+