Tempo
|
A+ / A-

Jerónimo quer melhor aproveitamento dos fundos comunitários

17 set, 2017 - 23:12

Secretário-geral comunista voltou a defender um maior investimento estatal ao nível das infra-estruturas de transportes.

A+ / A-

O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU) quer um melhor aproveitamento de fundos comunitários ao nível local e o fim das Parcerias Público-Privadas (PPP).

Jerónimo de Sousa voltou a defender um maior investimento estatal ao nível das infra-estruturas de transportes e outras que possam ajudar ao desenvolvimento económico e à produção nacionais, num jantar-comício de pré-campanha eleitoral autárquica em Serpa, distrito de Beja.

"Não há desenvolvimento possível com níveis de investimento abaixo das necessidades. Precisamos de aproveitar plenamente os fundos comunitários. Para isso, é necessário que o Estado tenha os montantes indispensáveis para assegurar a parte nacional. É necessário reprogramar o actual quadro comunitário", disse o secretário-geral do PCP (que integra a CDU, juntamente com “Os Verdes”), referindo-se ao quadro de apoio Portugal 2020, acordado com a Comissão Europeia, para projectos de investimento entre 2014 e 2020.

O líder do PCP exigiu "uma maior intervenção das autarquias e dos seus projectos", salientando as vantagens do projecto de nova lei das finanças locais do seu partido para "assegurar a recuperação da capacidade financeira perdida ao longo dos anos pelos municípios e freguesias".

"É necessária uma ruptura com o modelo das PPP. Soube-se agora que nos primeiros sete meses do ano as PPP relativas às auto-estradas renderam 50 milhões de euros de lucro ao grupo Mello. O país não precisa desses contratos que arruínam o Estado para enriquecer grupos económicos. O país precisa é de investimento em transportes e infra-estruturas que fazem falta ao país, em condições que sirvam o interesse público e o desenvolvimento nacional", reclamou.

Jerónimo de Sousa reiterou a necessidade da conclusão das obras em vias de comunicação da região, incluindo dos caminhos-de-ferro.

A situação do país, disse, “evidencia que um sistema de transportes assente em empresas públicas, nas vertentes estratégicas, é a única forma de garantir a efectiva prioridade ao serviço público, o serviço às populações e o apoio à actividade produtiva".

Serpa é uma das 11 autarquias que sempre foram lideradas por colectivos comunistas, desde há 40 anos, tal como Almada, Arraiolos, Avis, Castro Verde, Moita, Montemor-o-Novo, Mora, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal.

Em Serpa são candidatos Tomé Pires (CDU), Manuel Soares (PS), António Bettencourt (PSD/CDS), Alberto Matos (BE) e Joaquim Covas (PCTP/MRPP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AIRES ESTEVES
    19 set, 2017 Cascais 20:18
    Senhores da comunicação social, o meu partido já elogiaram o trabalho da “Lusa”! Aguardamos a publicação dos candidatos por cascais, do PCTP/MRPP! O PSD/CDS, ainda não ganhou , que eu saiba as eleições no concelho de cascais... Não fazem isso não desprezem os cascalenses... Porque em 2013 o PSD/CDS, obtiveram uma vergonha de 16 % dos votos. E cerca de 66% dos cascalenses não votaram. Por culpa da política levado acabo pelo seu desgoverno (PSD/CDS) na CMC...
  • Bela
    18 set, 2017 Coimbra 14:27
    Apesar das imensas dores de costas devido às actividades hortícolas, fartei-me de rir. Rir a bom rir! Não há muitos meses esta gente andava a clamar pela saída de Portugal da União Europeia e agora DESCARADAMENTE , dizem que: "Precisamos de aproveitar plenamente os fundos comunitários. " /... Sinceramente...
  • tuga
    18 set, 2017 Lisboa 08:36
    A que chama melhor aproveitamento?? dar subsídios a que não faz a ponta de um corno? mais bairros sociais para o lixo que passou a português com a criminosa lei da nacionalidade que é uma traição à nossa cultura à nossa identidade?? Estes esquerdopatas já metem nojo.

Destaques V+