Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rocha Andrade: “Nunca tive conhecimento que ia ser constituído como arguido”

11 jul, 2017 - 12:44

O secretário de Estado demissionário esteve no parlamento, para ser ouvido sobre "offshore", mas a audição iniciou-se com o caso mais "quente" das demissões motivadas pela investigação às viagens a jogos do Euro 2016, oferecidas pela Galp. Continuar em funções traria “perturbação”, disse Rocha Andrade.

A+ / A-

O secretário de Estado demissionário Fernando Rocha Andrade diz que não teve "conhecimento" de que ia ser constituído como arguido no caso das viagens ao Euro 2016, embora soubesse que havia arguidos no processo.

"Tive conhecimento de que havia arguidos constituídos no processo graças a relações funcionais", disse Rocha Andrade, esta terça-feira, no parlamento, declarando que o seu chefe de gabinete tinha sido constituído arguido e informou-o desse facto.

"Nunca tive conhecimento que ia ser constituído como arguido", enfatizou o demissionário secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, perante a comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), onde foi chamado a propósito de "offshore". O início da audição parlamentar foi, todavia, marcado pelas "circunstâncias tristemente originais" - como definiu no arranque Cecília Meireles, do CDS-PP - de o governante ser escutado depois de ter pedido a demissão.

Rocha Andrade sublinhou que, tal como "há um ano", está certo de que não cometeu qualquer acto ilícito no caso das viagens ao Euro2016, mas reconheceu que manter-se em funções traria "perturbação".

"A minha opinião desde há um ano para cá não se alterou em nada. Há um ano considerei que não tinha cometido um ilícito, continuo a manter essa minha opinião", disse.

O PSD, pelo deputado António Leitão Amaro, fez várias questões sobre a matéria com Rocha Andrade a defender que a sua audição prende-se com os 'offshore': "As perguntas ficaram e o silêncio tem um sentido", declararia, depois, o deputado social-democrata.

O secretário de Estado com a pasta dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, deixa o Governo três meses antes da entrega do Orçamento do Estado (OE) para 2018 e com o dossier da reforma do IRS por terminar.

Rocha Andrade, João Vasconcelos (secretário de Estado da Indústria) e Jorge Costa Oliveira (secretário de Estado da Internacionalização) pediram este domingo a exoneração dos cargos, após terem requerido ao Ministério Público a constituição como arguidos no processo de investigação às viagens dos governantes a França, para assistirem a jogos do Euro2016.

Entretanto, na segunda-feira, a procuradoria-Geral da república informou estarem curso diligências para a constituição como arguidos dos três secretários de Estado exonerados (Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria).

[notícia actualizada às 13h25]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PAULO
    11 jul, 2017 PORTO 18:00
    Porque será que me lembrei do Dr Domingos da CGD . Também o dito secretário e respectivo ministro , "não tinham prometido nada" .Mentem com os dentes todos !!!!!!!!!!!!!!!
  • Dias
    11 jul, 2017 Lx 17:36
    Não conheço nenhum político que não tenha segundas intenções em todas as possíveis decisões, faço esta afirmação com base no que tenho visto até hoje,, e infelizmente os Portugueses aceitam tudo.
  • Carlos Gonçalves
    11 jul, 2017 Seixal 17:34
    O MP tem a sua graça...andaram 1 ano sem piarem. Depois dos homens apresentarem a demissão e pedirem para serem constituídos arguidos é que eles vieram dizer que já o estavam... Irónico, não???
  • JP
    11 jul, 2017 A verdade 17:18
    O lamentável que se passou hoje na comissão foi a dona Teresa utilizar o cargo de presidente da comissão para emitir opinião política partidária. A sra se tivesse respeito pelo parlamento já tinha pedido demissão do cargo enquanto candidata a uma autarquia. De resto a sra da extrema direita foi mais do mesmo é pena que a senhora não tivesse a mesma atitude durante os processos de envolvimento de gente do seu partido a ver. Listas vip, abate de sobreiros, submarinos, irrevogável que fez disparar os juros da dívida pública etc etc etc. Depois o Leitão mal educado para com os seus pares o homem só fala e não deixa os outros falar. A criatura aonde vai só pensa que está no cavaquistão sito de onde é originário. Que moral têm estes partidos para condenar quem quer que seja. Mas agora vem aquilo que a comunicação social do sistema não viu nem ouviu pois não consta da cartilha editorial ou seja. Rocha Andrade que fica conhecido pelo pica miolos da direita, a certa altura criticou o centrão PS/PSD/CDS ao falar sobre a forma como tem sido gerido o assunto off-shores. O erro de Rocha Andrade foi aceitar a armadilha da ida a França porque como secretário do estado mostrou competência técnica e arcaboiço para enfrentar os pafiosos. Como diria Brilhante Dias. Espero que volte ao parlamento o sr faz falta à democracia digo eu.
  • MENTIROSOS...
    11 jul, 2017 Lx 16:55
    O socialismo só produz aldrabilhas como estes tipos que, na altura o kamarada Costa, dizia já ter tratado de tudo...Mas não tratou e, como é bom de ver, a coisa está feia para estes xuxas bandalhos mais o seu menino de oiro chamado Pinto de Sousa...Há que limpar o sistema doa a quem doer. Acordo povo estúpido que andam a dormir na forma...
  • atento
    11 jul, 2017 Aveiro 15:55
    Infelizmente o povo anda a dormir e só acorda porque começa o futebol. Enquanto assim for, vocês vão-se safando.
  • Rui
    11 jul, 2017 Braga 15:24
    Sem dúvida, muito interessante... Uma vergonha... Lamentável e que nos prejudica a todos...
  • iFernando
    11 jul, 2017 Porto 14:16
    linguagem português vs linguagem socialista: furto = empréstimo. corrupto = amigo. suborno = marketing. tacho = serviço. relato = não me ocorre. memoria = não tenho. ilegal = boa fé
  • Vitor Lopes
    11 jul, 2017 Lisboa 13:35
    Sem duvida uma figura perturbadora desde que foi nomeado, mas há mais.

Destaques V+