Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência do Medicamento. Costa diz que Porto seria melhor escolha do que Lisboa, "do ponto de vista interno"

23 jun, 2017 - 19:11

"Do ponto de vista interno e nacional, objectivamente é melhor que seja o Porto do que seja Lisboa", disse o primeiro-ministro.

A+ / A-
Agência do Medicamento. Porto seria melhor escolha do que Lisboa, "do ponto de vista interno"
Agência do Medicamento. Porto seria melhor escolha do que Lisboa, "do ponto de vista interno"

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira que do ponto de vista interno seria obviamente melhor que fosse o Porto a cidade candidata a acolher a sede da Agência Europeia do Medicamento, por uma questão de "redistribuição das oportunidades".

"Do ponto de vista interno e nacional, objectivamente é melhor que seja o Porto do que seja Lisboa, porque assegura uma melhor redistribuição das oportunidades, uma melhor inserção nas redes globais", já que Lisboa já acolhe duas agências, apontou António Costa, que garantiu ter mesmo ficado "muito satisfeito" quando se percebeu que "alguns dos pressupostos que tinham levado à exclusão do Porto afinal não existiam".

António Costa falava no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo, na qual a UE a 27 adoptaram os critérios para a escolha das cidades que acolherão as sedes das agências europeias actualmente em Londres, uma das quais a do Medicamento, que Portugal quer receber, agendando a eleição para Novembro.

Apontando que, "do ponto de vista meramente interno, obviamente a solução do Porto é melhor", o chefe de Governo salientou, todavia, que o que é necessário é avaliar, até final do prazo previsto para a entrega das candidaturas, a 31 de Julho, "se na competição global com todas as outras cidades, em qual das duas [Porto ou Lisboa] é possível ter uma melhor proposta".

"Desejo é que tenhamos a melhor proposta possível, seja ela do Porto, seja ela de Lisboa", disse, enfatizando que "não se trata de candidaturas dos municípios", vai ser, isso sim, "uma candidatura do país".

Questionado sobre o "volte-face" no processo de candidatura, com a sua reabertura há sensivelmente uma semana para incluir também a cidade do Porto, Costa insistiu que a decisão inicial foi tomada "com base em critérios que se verificaram não serem justificados".

"A única coisa que posso garantir, sem entrar em muitos pormenores, é que pessoalmente fiquei muito satisfeito por verificar que as informações que me tinham sido transmitidas e que eu retransmiti ao presidente da Câmara do Porto não se verificaram", declarou.

Na quinta-feira à noite, numa sessão de trabalho, a 27 – já sem a primeira-ministra britânica, Theresa May, na sala –, os chefes de Estado e de Governo da UE aprovaram um documento sobre o procedimento que será seguido para a decisão sobre a recolocação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), à qual Portugal concorre, e a Autoridade Bancária Europeia (EBA), no contexto da saída do Reino Unido da União.

De acordo com as regras agora formalmente adoptadas, os Estados-membros interessados devem apresentar as candidaturas até 31 de Julho próximo, após o que a Comissão Europeia procederá a uma avaliação, tendo em conta os critérios agora endossados pelo Conselho Europeu.

A decisão final – numa votação na qual participarão os 27 Estados-membros – ficou agendada para Novembro (e não Outubro, como estava inicialmente previsto).

Entre os seis critérios que serão tidos em conta na apreciação das candidaturas conta-se a "desejável distribuição geográfica das agências", que à partida é desfavorável a Portugal, pois o país já acolhe duas agências da UE, a de Segurança Marítima e o Observatório da Droga (ambas em Lisboa), enquanto vários Estados-membros não têm nenhuma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Emília Torres
    25 jun, 2017 Mangualde 15:00
    Se a hipocrisia pagasse imposto este animal politico já tinha a dívida em dia. 1- Primeiro escolheu Lisboa 2-Agora já tem informação que esta agência já tem destinatário,ainda em . segredo. 3-Faz das gentes da invicta de parvos e diz isto nesta altura do campeonato para ganhar votos para o Pizarro e agradar aos Portuense. 4-Com esta jogada ganha no Porto e em Lisboa.Sabendo já que a agência vai para outro Pais do centro da Europa. Portuenses não se deixem enganar, e mais tarde vos chamem parolos.
  • la palisse
    23 jun, 2017 lx 23:30
    Ora aqui está a coerência deste Costa. Na semana passada Lisboa era a preferida. Mudou o vento mudou a opinião.Verdadeira caracteristica deste PS
  • COSTA PANTOMINEIRO
    23 jun, 2017 Lx 22:19
    Este Costa é um verdadeiro pantomineiro e aldrabilhas. Primeiro era Lisboa e quando foi apertado deu o dito por não dito.Um mestre da mentira, sem rumo e sem norte.Lamentável e a palavra dada não é palavra honrada....

Destaques V+