Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo pede aos partidos que "estabilizem a opinião" sobre Agência Europeia do Medicamento

15 jun, 2017 - 17:01

Chefe de Estado exorta a que todos “remem na mesma direcção” para que Portugal tenha “hipóteses de ganhar”.

A+ / A-

O Presidente da República (PR) pede que os partidos "estabilizem a opinião" sobre a localidade portuguesa a candidatar à Agência Europeia do Medicamento (EMA), escolham "a que tem melhores hipóteses de ganhar" e "remem na mesma direcção".

"O que o PR pode desejar, em primeiro lugar, é que rapidamente os partidos definam uma posição. Se é a que tinham, se é outra e qual: Porto ou Braga. Depois, que definam por consenso, para um não defender uma coisa e outro defender outra", pediu Marcelo Rebelo de Sousa, questionado sobre a possibilidade de ainda haver unidade nacional relativamente à localidade portuguesa a candidatar à sede da EMA, que deve abandonar Londres com a saída do Reino Unido da União Europeia.

"É preciso todos juntarem-se para que Portugal ganhe, porque isso é que é importante", acrescentou, em declarações aos jornalistas na Póvoa de Varzim, alertando que o acordo partidário deve ser "rápido", porque está em causa uma "luta muito difícil", com "hipóteses limitadas", pelo que importa não torná-las "impossíveis".

"O que posso pedir é os partidos estabilizem a opinião, cheguem ao acordo possível e depois remem todos na mesma direcção, senão o que já é difícil torna-se impossível", frisou o chefe de Estado, à margem de cerimónia de homenagem à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, com o título de membro honorário da Ordem de Mérito.

Horas antes, em Ílhavo, Marcelo Rebelo de Sousa fizera já o apelo ao consenso em torno daquilo que "melhor realiza o interesse nacional", mas sem se referir directamente à polémica em torno da localização da Agência Europeia do Medicamento.

"Havendo três, quatro, cinco hipóteses alternativas, convém criar-se um consenso em torno de uma delas e fazer convergir a força em torno desse consenso, sob pena de que aquilo que já é difícil passe a ser impossível", disse Marcelo Rebelo de Sousa, durante a inauguração do ECOMARE - Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinho, realçando a "interdisciplinaridade" patente nesta infra-estrutura da Universidade de Aveiro (UA).

De recordar que a 11 de Maio, a Assembleia da República aprovou por unanimidade a candidatura de Lisboa para sede da Agência Europeia de Medicamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • enquanto
    16 jun, 2017 port 13:53
    uns se esforçam e trabalham para colocar o País no rumo certo, outros semeiam as divisões para que tudo fique na mesma! Não fadam nem deixam fadar! O egocentrismo vai à frente das possibilidades!
  • Aurélio
    15 jun, 2017 Feteiras 18:04
    É claro que Portugal tem poucas hipóteses de ganhar e a divisão de posições entre Lisboa / Porto / Coimbra / Faro (por enquanto...) torna mais difícil uma candidatura forte. Nesse caso, por que não construir uma candidatura inovadora, apostando em algo que - mesmo que para provavelmente perder - erga uma bandeira contra a desertificação do interior do País. ? A decisão Europeia será só no Outono, por isso temos algum tempo.
  • Rosa Meireles
    15 jun, 2017 Lisboa 17:41
    Afinal dizem que já está decidido prof.marcelo? Hoje 15/6 é para reter.A ser verdade o prof.marcelo e costa devem uma explicação aos Portugueses. Depois direi o que me vai na alma.
  • Se não vierem
    15 jun, 2017 lx 17:30
    para cá há que responsabilizar quem tem andado a fazer na praça publica, divisões bairristas e provincianas, sem olharem aos interesses do país!...e o mais anedótico é que viram o bico ao prego nas acusações!

Destaques V+