Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Offshores". PSD chama ao parlamento todos os responsáveis da Autoridade Tributária desde 2011

23 fev, 2017 - 16:39

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusa o primeiro-ministro de ter feito, no debate quinzenal de quarta-feira, uma "insinuação soez e indigna de um responsável governativo"

A+ / A-

O PSD vai chamar ao parlamento todos os responsáveis da Autoridade Tributária desde 2011 e também do bem como do inspector-geral de Finanças.. O requerimento deverá entrar já esta quinta-feira na Assembleia da República.

A revelação partiu do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, no final da reunião do grupo parlamentar do PSD.

Nas declarações feitas aos jornalistas, Montenegro acusou o primeiro-ministro de ter feito, no debate quinzenal de quarta-feira, uma "insinuação soez e indigna de um responsável governativo". António Costa disse que "teria havido responsabilidade política do anterior governo" a propósito de uma eventual transferência de capitais para paraísos fiscais.

"Queremos que toda a verdade seja apurada, não tememos nada, não temos o temor que PS, PCP e BE têm a propósito da Caixa Geral de Depósitos", criticou Montenegro.

Lembrando que o PSD já tinha pedido a audição urgente do actual e anterior secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade e Paulo Núncio, o líder da bancada social-democrata anunciou a entrada, ainda hoje, no parlamento um novo requerimento a solicitar a audição dos directores gerais da Autoridade Tributária e Aduaneira que exerceram funções desde 2011, bem como do inspector-geral de Finanças.

"Uma vez que o Governo quis caminhar por esta insinuação soez e indigna, chegou a altura de acelerarmos ainda mais esse processo de averiguação no parlamento", justificou.

Luís Montenegro considerou que "não há qualquer indício que aponte para responsabilidade política de membros do Governo", mas defendeu que "todos devem ter a oportunidade de fazer o apuramento cabal dos factos noticiados".

No final de uma reunião de cerca de duas horas, o líder parlamentar do PSD reiterou algumas das posições que manifestou em entrevista conjunta ao Público e à Renascença. "No nosso entendimento, estamos a assistir no parlamento a um regresso de um ambiente de claustrofobia democrática, na medida em que por uso e abuso do poder dos deputados que compõem esta maioria se estão a impedir direitos que não são oponíveis do ponto de vista legal", disse, dando como exemplo o que se está a passar na atual Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos.

Incluindo o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, no leque dos responsáveis políticos do que classifica de "boicote democrático", Luís Montenegro não avança, por enquanto, com outro tipo de diligências, apesar de considerar que "está em causa o regular funcionamento do parlamento".

"O PSD tem de denunciar esta postura autoritária, esta postura totalitária das forças políticas que compõem esta maioria", afirmou, lamentando que PCP e BE estejam hoje "bem diferentes" no que diz respeito ao cumprimento das garantias dos direitos da oposição.

Sobre o pedido de audiência do CDS-PP a Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro disse ser "assinalável que partidos políticos se estejam a dirigir ao Presidente da República para o colocarem ao corrente do que se passa", mas não antecipou idêntica iniciativa por parte do PSD.

"O PSD está neste momento concentrado em, com a sua acção ultrapassar estes boicotes e estes bloqueios", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PSDs
    23 fev, 2017 lx 18:20
    Venham cá todos!...Quantos mais melhor! Nós até desconhecíamos o que se passou!...e querem estes gajos voltarem a sentar-se na cadeira do poder!
  • Será?
    23 fev, 2017 lis 18:07
    que esta cambada, quando se vai deitar, está de consciência tranquila?...
  • acho piada!
    23 fev, 2017 lis 18:04
    Com isto, até parece que os PSDs não estavam acolitados com os CDSs a governar na altura!...Que farsolice! Parece aquela anedota do, Agarra-me senão eu bato-lhe!...
  • este monte negro
    23 fev, 2017 lx 17:50
    é o máximo!...Quer sempre justificar o injustificável!...areia para os olhos de todos nós!
  • Isto é ridiculo
    23 fev, 2017 lx 17:48
    Ontem na AR o ex primeiro dos primeiros, teve o desplante de afirmar desconhecimento sobre a matéria! Nem sabe que não pode, nem deve, alegar semelhante coisa! Agora, todos dizem que não tiveram conhecimento! Mas deveriam saber que a legislação obriga a que tenham conhecimento, uma vez que são os responsáveis pelos assuntos! Desculpas de mau pagador! Se qualquer cidadão alegar que não tem conhecimento de algum coisa que tenha de cumprir não será atenuante para o não cumprimento!
  • sopinha de pedra
    23 fev, 2017 lx 17:38
    Estes PSDs para cozinharem sopinha de pedra não há melhor! Fazem o mal metem os outros ao barulho e acaramunham! Os Foxterrier também são especialistas nesta matéria. Quando estão num grupo de animais põem os outros todos ao barulho e saem sorrateiramente...
  • Vicente Damas
    23 fev, 2017 TROFA 17:30
    Mas os do PSD estavam no governo nessa altura e não sabem o que se passou? Andaram lá a fazer o quê? A ver passar comboios?
  • fanã
    23 fev, 2017 aveiro 17:20
    Soez , é um qualificativo que só fica bem ao PSD, não param de dar razões para tal !
  • Luis
    23 fev, 2017 Lisboa 16:58
    Mais uma vez vão tentar fazer ver que a culpa é do electricista. Devem pensar que somos todos parvos, esta cambada de inuteis.
  • Pedro Ribas
    23 fev, 2017 Beja 16:56
    Chamem também a Marilu e aproveitem para lhe pedir os SMSs quando ela mentiu sobre os SWAPS no Parlamento.

Destaques V+