Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Matos Correia deixa comissão à Caixa. "Não estou disponível para pactuar com atitudes que violam a lei"

16 fev, 2017 - 11:43

Social-democrata bate com a porta após a maioria de esquerda ter chumbado vários requerimentos do PSD e do CDS.

A+ / A-

O deputado do PSD José Matos Correia demitiu-se da presidência da comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O anúncio foi feito pelo próprio, em conferência de imprensa.

"Não faço nem nunca fiz política quando exerço funções de presidente de comissões parlamentares e cumpri essa regra, mas isso não significa que esteja disponível para, com o meu silêncio e omissão, pactuar com um conjunto de atitudes que do meu ponto de vista violam e lei e são atropelo à democracia e põem em causa o modo normal de funcionamento de uma comissão de inquérito", disse aos jornalistas, no Parlamento.

Para o vice-presidente da Assembleia da República, "se o que se passou nesta comissão se repetir no futuro isso significará que as comissões parlamentares correm o risco de desaparecer porque a sua utilidade está posta em causa".

José Matos Correia lembrou que esta comissão foi constituída de forma potestativa - obrigatória - pelos grupos parlamentares do PSD e CDS-PP, uma possibilidade que a lei confere precisamente para garantir os direitos das minorias parlamentares.

"Ao longo dos últimos tempos notou-se uma tentativa, que considero contrária à lei, de limitar o objecto da comissão por força de uma interpretação dos grupos parlamentares maioritários que sistematicamente esvaziaram o objecto da comissão", criticou.

"Todos temos um limite, o meu foi ultrapassado ontem", sublinhou.

O deputado social-democrata revelou já ter apresentado o pedido de demissão ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

"É uma decisão pessoal", garante Matos Correia, acrescentando que só informou o presidente do Parlamento e o presidente do PSD, Passos Coelho.

Na quarta-feira, o social-democrata disse que estava a ponderar demitir-se depois de a maioria de esquerda ter chumbado vários requerimentos do PSD e do CDS exigindo a análise das comunicações trocadas, entre o ministro das Finanças e o ex-presidente do banco público António Domingues, sobre as condições do primeiro para vir a presidir o banco público.

O parlamentar tinha justificado esta posição por “ter dúvidas” de que esteja a conseguir assegurar o “respeito dos interesses das minorias”, isto é, dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP, que têm menos representação nesta comissão devido ao resultado das eleições legislativas.

Tanto PSD como CDS anunciaram que estas votações eram "ilegais". A esquerda chumbou os requerimentos com o argumento de que as exigências do PSD e do CDS não se ajustavam ao âmbito da comissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mmanuel Costa
    17 fev, 2017 Águeda 17:02
    Quando as pessoas não têm argumentos sobre a gravidade do Ministro das Finanças poder ter mentido na Comissão de Inquérito, falam do passado com isso resolvesse o problema. Se estamos num país democrático e queremos saber a verdade do que se passou, os portugueses não compreendem porque o PS; BE e PCP não querem divulgar a verdade. Isto é o que acontece nas ditaduras, de esquerda ou de direita, onde só se divulga o que interessa aos governos e não aos seus povos. Por isso ficamos espantados com a posição destes três partidos???!!!...
  • graciano
    16 fev, 2017 alemanha 23:52
    quanta ignorancia a destes comentadores tanta arroganca deste governo-meus amigos se as exportacoes aumentam agradecam a quem produz e aos exportadores se as importacoes diminuem agradecam aos importadores se o desemprego baixa agradecam aos patroes porque isso nao e obra de 1 ministro ou de um governo mas sim do povo se este governo tivesse pegado no pais em 2011 faria o mesmo ou pior do que o anterior mas esta tudo muito claro no caso galp futebol ninguem foi dimitido tambem agora o nao seria a democracia a verdade a honestidade nao tem partido mas essas coisas so existem na boca dos politicos para eles o que e verdade para uns e mentira para os outros todos sao bons e santos a viverem a custa do suor do povo que trabalha e lhes da o voto confiando nas suas promessas promessas que nunca sao cumpridas pelos comentarios que aqui vejo e pelo conhecimento que tenho posso dizer sem margem de erro que esse pais esta a viver o inicio de uma ditadura de esquerda
  • João
    16 fev, 2017 Condeixa 19:51
    Claro que tem toda a razão. AINDA HÁ GENTE QUE MERECE RESPEITO E ESTE É UMA DELAS.
  • fanã
    16 fev, 2017 aveiro 18:02
    A, A.R precisa de uma séria limpeza de primavera, a começar por varrer o que é inútil, Comichões de .Inquéritos, Papagaios estéreis, dorminhocos (ocas) de bancada, cascas de laranjas, residos de portas, algumas rosas murchas, foices e martelos enferrujados, e outras insignificâncias . Que economia não se faria !!!!!!!
  • José Pereira
    16 fev, 2017 cartaxo 17:00
    Mas o que é mais importante no meio disto tudo. É o interesse nacional ou as trincas partidárias ? Será que esta gente toda não consegue se libertar de uma tão grande azia? Será que já se esqueceram de tantas inverdades que foram dizendo antes, durante e após serem Governo ? Quem alegadamente tem telhados de vidro pedras não deve atirar.
  • Zé Cunha
    16 fev, 2017 Taveiro 15:35
    Ganhem vergonha na cara e parem de tentar afundar a Caixa!!!!! Já não posso ouvir falar disto.
  • APARAGALHOS
    16 fev, 2017 sítio manhoso 15:05
    FAZES FALTA COMO A FOME ! ! !
  • Olha! olha!
    16 fev, 2017 port 14:47
    Os piegas agora estão nos PSDs...Mas continuam a não sair da zona de conforto e emigrar!...a tralha laranja não sabe ser oposição e só estão bem no poder! Democratas da minoria manhosa!
  • Ulisses
    16 fev, 2017 Amadora 14:35
    Tudo isto não passa de chicana política. Como psd/cds nada têm para apresentar ao País para além da austeridade usam todas as artimanhas para colocar pauzinhos na engrenagem. Esquecem o que nos roubaram durante 4 anos quando tinham a maioria. A Azia pela perca do poder tem destas coisas.
  • APARAGALHOS
    16 fev, 2017 SÍTIO MANHOSO 14:28
    . . . FAZES TANTA FALTA COMO A FOME !

Destaques V+