Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo acusa CDS de "vil tentativa de assassinato de carácter" de Mário Centeno

09 fev, 2017 - 21:08

Ministro das Finanças "repudia com veemência a insultuosa e torpe estratégia do PSD e CDS-PP de tentarem enlamear a sua honorabilidade".

A+ / A-

O Ministério das Finanças (MF) acusa o CDS de realizar uma "vil tentativa de assassinato de carácter" do ministro Mário Centeno, por causa das declarações de rendimento e património da ex-administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em comunicado, o gabinete de Mário Centeno afirma ter enviado informação ao presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à CGD, que "o CDS-PP escolheu omitir na conferência de imprensa que deu hoje sobre esta matéria, truncando, pois, os factos para produzir uma vil tentativa de assassinato do carácter do ministro das Finanças".

Centeno "repudia com veemência a insultuosa e torpe estratégia do PSD e CDS-PP de tentarem enlamear a sua honorabilidade e o trabalho que tem sido desenvolvido para solucionar os problemas do sistema financeiro, herdados da governação dos referidos partidos".

Na declaração desta quinta-feira, o ministro lembrou que em 28 de Novembro de 2016 recebeu um requerimento do presidente da CPI pedindo "correspondência e documentação trocada, nomeadamente por correio electrónico, entre o Ministério das Finanças e o Dr. António Domingues, após a reunião de 20 de Março de 2016, de alguma forma relacionadas com as condições colocadas para a aceitação dos convites para a nova administração" do banco público.

Em 9 de Dezembro, o ministro "solicitou clarificação quanto à integração deste pedido no âmbito do objecto da CPI" e, em 3 de Janeiro, o presidente da comissão respondeu que "o pedido se enquadra no objecto" da CPI.

Em 13 de Janeiro, o ministro fez saber que "inexistem trocas de comunicações com as características descritas no ofício" e informou o presidente da CPI sobre a existência de uma "comunicação recebida em 14 de Abril de 2016, mediante a qual o Dr. António Domingues propõe o enquadramento no qual considera dever realizar-se a recapitalização da CGD e actuar a respectiva administração".

Mário Centeno identificou "uma comunicação eventualmente abrangida pelo pedido, mas que não integrava uma troca de comunicações, uma vez que nunca teve resposta" da sua parte, "reiterando ainda o princípio de circunscrever o envio de documentação àquela que é produzida pelo Ministério das Finanças".

O convite feito a António Domingues, lê-se na declaração, "estava baseado na determinação do Governo de implementar um projecto de gestão profissional da CGD, que envolvia o afastamento do Estatuto do Gestor Público (EGP), nos moldes em que veio a ser concretizado, para que os seus administradores se encontrassem em condições de igualdade com os seus concorrentes no mercado".

Esse elemento do processo foi concretizado através da aprovação do Decreto-Lei n.º 39/2016, de 28 de Julho, que antecedeu a entrada do novo Conselho de Administração na CGD.

Segundo o ministro, "as comunicações havidas, designadamente que contenham apreciações técnicas ao EGP, não se ajustam ao objecto do pedido, uma vez que não correspondem a condições formuladas pelo Dr. António Domingues para aceitação do convite".

Resultam de uma iniciativa do Governo que incumbiu António Domingues de preparar "as referidas alterações, no âmbito da estratégia de reestruturação e recapitalização da CGD".

Por outro lado, foram excluídas comunicações posteriores à entrada de Domingues, por não dizerem respeito a "condições de aceitação", dado estar já em funções.

O CDS, pela voz do deputado João Almeida, considera que o ministro das Finanças mentiu à comissão parlamentar de inquérito, o que pode ter consequências penais.

Já o PSD apresentou esta quinta-feira um requerimento potestativo para ouvir novamente o ministro das Finanças na comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da CGD.

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel também acusa o ministro das Finanças de mentir e pede a sua demissão.

[notícia actualizada às 22h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    10 fev, 2017 Lisboa 11:44
    Nunca me ri tanto ao ouvir o rapazito barbudo do CDS (parece um boneco de barro). O rapazito com aquele ar de representação adquirido na escola do seu guru o irrevogável Paulinho Feirante só deu vontade de rir. O CDS que já foi partido muleta do PSD e que hoje tem o PSD como muleta fez parte da coligação liderada pelo inqualificado Passos que durante quatro anos quase ia destruindo Portugal. Durante esta desgraçada governação de muito má memória é dificil de quantificar quantas mentiras foram proferidas pelo Aldrabão de Massa Má. Isto já para não falar nas desse grande artista o Paulinho Feirante. Ouvir agora este rapazola quequinho azul cueca que nunca fez nada na vida e que nada deve saber fazer a acusar os outros de mentirosos só pode dar vontade de rir. Já alguém ouviu este boneco de barro a perguntar como é que foi parar tanto dinheiro à conta do Jacinto Leite Capelo Rego do CDS? E a falar dos submarinos. Esta cambada de inuteis que só querem fazzer de nós todos parvos só com panos encharcados pelas fuças é que lá vão. Falta ainda ouvir a artista da Cristas Ronalda e o seboso do Magalhães.
  • Americo
    10 fev, 2017 Leiria 11:21
    Carácter ? Quanto a isso estamos falados.O historial já é grande. Lamento.
  • Martins
    10 fev, 2017 LX 10:46
    A mentira tem perna curta... desde o início desta história que se viu o comprometimento do ministério das finanças. Andaram a "adormecer" a opinião pública, com o pr a dar uma ajuda (como é hábito!). Mas é obvio que nos mentiram. E agora começam a surgir as provas. Num país decente o ministro teria que se demitir, pois andou a mentir a toda a gente. Mas em Portugal não é preciso.
  • beatriz
    10 fev, 2017 Algarve 10:44
    Mais importante saber se mentiu , se omitiu ou qualquer outra coisa, é essencial saber se houve indemnização por ele ter saído da CGD antes de findo o contrato. Quanto custou ao Estado, que dizer, a todos nós esta situação. Só espero que não tenha direito a todos os vencimentos mesmo não exercendo o cargo. Porque senão estamos a pagar em duplicado. Esta sim é uma situação que deveríamos EXIGIR ser explicada, e ser tiver que ser responsabilizar os responsáveis.
  • A moçoila esganiçada
    10 fev, 2017 Lx 09:37
    E os seus rapazolas barbudos no seu melhor! Os PSDs vão à boleia e passaram agora a acólitos do CDS. Mudam-se os tempos...quem diria?
  • Os metralhas
    10 fev, 2017 lis 09:33
    Do CDS e PSD capitaneados por uma esganiçada e um rapazola de garagem à falta de argumentos e propostas serias disparam para o caracter e etica daqueles que estão a fazer pelo país aquilo que eles não conseguiram nem foram capazes. Para esta gente primeiro estão os seus interesses partidarios para atingirem o poder e o País que se lixe! Sacanagem do piorio!
  • hugo
    10 fev, 2017 espinho 09:03
    O irrevogavel esse sim mentiu. E em vez de se demitir foi promovido.
  • João Lopes
    10 fev, 2017 Viseu 09:01
    Mário Centeno ou António Costa devem demitir-se!
  • Políticas à irrevogá
    10 fev, 2017 Lisboa 08:59
    Estratégia de um partido com meia dúzia de votos. Estiveram apenas para impôr a austeridade que nada resultou. É preciso reconhecer que uma direita destas não serve, apenas se baseia em medidas ultraliberais , em que a banca e os grandes grupos económicos são para apoiar em grande , à custa do cidadão que deverá servir a qualquer preço . Centeno é um ministro que foi capaz de baixar o défice e é isso que na realidade os incomoda . Domengues saiu não apresentou a documentação terá que se afastar e não ser pretexto de confusões para ameaçar Centeno. Durante o tempo em que lá estiveram não fizeram nada para que a C G D fosse recapitalizada , aliás o desejo era venderem-na com fizeram a outras empresas de consideradas estratégicas que nada beneficiou os portugueses. Os portugueses não se revêm neste tipo de partido.
  • Zé Brasileiro
    10 fev, 2017 Braga - Província 07:47
    O senhor ministro agora já se desenrasca muito muito bem . Parabéns . Ao principio até dava pena . Nem sabia o que dizer .Por vezes até parecia que ia chorar . Agora , quanto a paleio já estamos muito muito bem servidos e com a possibilidade de ainda vir a melhorar e ficar ao bom nível dos seus comparsas .

Destaques V+