Tempo
|
A+ / A-

Ministro da Defesa considera “um desastre” a diminuição do papel da NATO

05 fev, 2017 - 17:48

Azeredo Lopes vai ser o anfitrião dos seus homólogos de Espanha, Maria Cospedal, França, Jean-Yves le Drian, e Itália, Roberta Pinotti.

A+ / A-

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, considera que seria "um desastre" se o papel da NATO diminuísse e defende o reforço das capacidades europeias, posições que levará na segunda-feira ao encontro com os homólogos do sul da Europa.

"Portugal defende muito claramente a organização e considera que seria um desastre se porventura o seu papel fosse diminuído", afirmou o governante à agência Lusa, antecipando o encontro do Porto, no qual receberá os ministros da Defesa de Espanha, França e Itália.

Um desastre "porque desde há décadas a organização tem conseguido garantir a defesa dos países europeus e dos que são membros da organização como os Estados Unidos e o Canadá", frisou o ministro português.

O encontro de segunda-feira antecede a reunião dos ministros de Defesa dos 28 países da NATO, dias 15 e 16, em Bruxelas, na qual, sublinhou, estará presente pela primeira vez o novo secretário da Defesa norte-americano, o general reformado James Mattis.

Azeredo Lopes admitiu "uma certa expectativa" sobre a posição da nova administração norte-americana em relação ao futuro da NATO, considerando que os EUA representam 75% das capacidades da Aliança Atlântica.

"Havendo coisas que, no nosso entender, poderão ser aperfeiçoadas, é preferível que assim seja do que estar a desqualificar a organização, isso iria enfraquecê-la", disse Azeredo Lopes.

Os quatro ministros do "Quarteto do Sul" vão discutir e concertar posições sobre a relação transatlântica entre os parceiros da NATO, o modelo de actuação da aliança para o Sul, e a forma de reforçar as capacidades de Defesa europeias para "diminuir as dependências e consolidar uma abordagem europeia" da política de Defesa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou em entrevistas antes da sua tomada de posse, em Janeiro, que a NATO é uma "organização obsoleta", criada "há muitos, muitos anos", e criticou os países membros da aliança que não pagam as suas contribuições.

"Há que debater com serenidade o que é possível antecipar de tomadas de posição que têm vindo a ser adoptadas pela administração norte-americana", afirmou o governante português.

Azeredo Lopes salienta que o reforço da política de Defesa europeia não pode servir para "tapar as dificuldades" que existem "no âmbito de um reforço de coesão social, da união económica e monetária" e dos problemas que surgiram quando o Reino Unido votou em referendo pela saída da União Europeia, em Junho passado.

A reunião do Porto está prevista para as 15h00 no Palácio da Bolsa, onde Azeredo Lopes será o anfitrião dos seus homólogos de Espanha, Maria Cospedal, França, Jean-Yves le Drian, e Itália, Roberta Pinotti.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    07 fev, 2017 aveiro 17:28
    Há que comprar outra marca de papel , marca branca é a mais barata mas menos resistente !
  • Viriato portugalo
    05 fev, 2017 Olivalense 18:44
    O mundo deve investir no povo e isolar completamente a Russia. Se todos os paises fizerem isso, o proprio povo russo se transformara' e fara' as correcoes necessarias para conviver humanamente com os outros paises.
  • Viriato portugalo
    05 fev, 2017 Olivalense 18:29
    O mundo deve investir no povo e isolar completamente a Russia. Se todos os paises fizerem isso, o proprio povo russo se transformara' e fara' as correcoes necessarias para conviver humanamente com os outros paises.

Destaques V+