Tempo
|
A+ / A-

Francisco Assis: “Assistimos ao primeiro momento de uma desagregação grave da maioria”

29 nov, 2016 - 11:15

Socialista diz que António Domingues "temeria uma interferência permanente de responsáveis políticos", nomeadamente do Bloco e do PCP.

A+ / A-

A demissão de António Domingues da Caixa Geral de Depósitos (CGD) é um sinal de ameaça à estabilidade governativa, considera Francisco Assis.

Em declarações à Renascença, no habitual debate das terças e quintas-feiras com João Taborda da Gama, o eurodeputado socialista defende que António Domingues percebeu que não poderia aplicar o plano de recapitalização sem influência do Bloco de Esquerda e PCP.

“O que me parece mais importante, do ponto de vista da análise deste processo, é que nos provavelmente assistimos ao primeiro momento de uma desagregação grave da actual maioria parlamentar”, afirmou Assis, no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença.

O socialista afirma que “pelas últimas informações que tem vindo a público, as razões da demissão do doutor António Domingues tem que ver com a sua constatação de que teria perdido as condições para presidir à CGD porque temeria uma interferência permanente de responsáveis políticos na condução dos destinos da Caixa”.

Para Francisco Assis, a demissão “pode significar que ele percebeu que no âmbito do plano de reestruturação da Caixa teria que tomar medidas muito difíceis e susceptíveis de gerarem divergências insanáveis entre os três partidos que compõem a coligação, e por isso essas decisões estariam sempre em crise por quanto um dos dois partidos mais à esquerda, o BE ou o PCP, poderiam a qualquer momento vir a pôr em causa a orientação da própria administração da Caixa”.

Pedro Nuno Santos compreende Bloco

Já o socialista Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, compreende o voto do Bloco ao lado de PSD e CDS, que obrigou os gestores da Caixa a entregar declarações de rendimento e património, mas defende que a obrigação de apresentar esses documentos já estava prevista na lei.

“São dois dossiês diferentes, mas a direita, nomeadamente o PSD e o CDS, quiseram desviar a atenção de um debate orçamental que não lhes estava a correr bem, porque obviamente este é um Orçamento bom para o país”, defende Pedro Nuno Santos.

“O PSD quis desviar as atenções para a Caixa Geral de Depósitos. Na realidade, o PSD nunca se preocupou com a CGD, como aliás vimos nas votações ainda ontem, em que o PSD vota contra a injecção de 2,7 mil milhões de euros na CGD, valor esse que permitira capitalizar a CGD e mantê-la no Estado”, argumenta o governante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Proença
    01 dez, 2016 Castelo Branco 11:14
    Este senhor, que me parece ainda jovem, pelo discurso que tem, mais parece um dos "Velhos do Restelo". Por outro lado, mas não no aspecto politico, assemelha-se também a Jerónimo de Sousa, do PCP. Mas afinal o que é que querem? Continuar a penalizar os portugueses? De uma coisa estou quase certo; nenhum governará o nosso país. Para nosso bem.
  • carlos serio
    29 nov, 2016 oeiras 19:45
    Como dizia o outro "porque não te calas". Se esperas que este é "o primeiro momento de uma desagregação grave da actual maioria parlamentar" e como qualquer abutre estás à espera desse momento para cavalgares a tua ambição, creio que terás de ter muita paciência pois não é nada provável que tal venha acontecer a médio prazo. Já destes conta que estás muito próximo de Coelho nas suas conjecturas catastrofistas?
  • Eborense
    29 nov, 2016 Évora 17:59
    Os geringonços têm quase todos uma característica em comum. É que não sabem discordar sem ofender e isto revela a excelente formação que a grande maioria tem.
  • porque não te calas?
    29 nov, 2016 lis 17:55
    Tudo o que dizes é aproveitado pela direita e os seus media de serviço, ao mais pequeno pormenor! A descontextualização das palavras é utilizada com subtileza para promover a intriga!...
  • APARAGALHOS
    29 nov, 2016 SÍTIO MANHOSO 17:53
    ...COLOQUEM-NO A PRESIDENTE DE UMA JUNTA DE FREGUESIA . . . PARA SE CALAR E NÃO DIZER ASNEIRA . . . DE PREFERÊNCIA EM ... FELGUEIRAS ! PORRA 3 VEZES PORRA !
  • Count
    29 nov, 2016 Braga 17:15
    AHAHAH. Assis, sempre do lado errado da história!! :D
  • Dr Xico
    29 nov, 2016 Lisboa 16:47
    PORQUE NÃO TE CALAS RESSÁBIADO ... este Assis mesmo a comer do tacho não se cala. Um incompetente que ninguem conhece profissão a não ser favores e migalhas dos amigos do PS... anda sempre a dizer mal de quem lhe paga as contas..
  • fanã
    29 nov, 2016 aveiro 16:42
    O Judas do PS, ainda não foi exonerado, isso é que me admira !
  • Filipe Cunha
    29 nov, 2016 Ovar 15:01
    Junta-te ao PSD. O dotô Relvas podia ser o teu apoderado.
  • jancg
    29 nov, 2016 USA 13:49
    Portugueses Que aindam residem no nosso lindo Pais abram os olhos se nao quamdo derem conta estao pior que em 2011. Lenndo estas noticias saidas de dentro do PS e ouvindo e lendo a imprensa internacional o nosso Pais esta a caminhar a alta velocidade pro abismo, esta historia da CGD que o Costa nao explica esta minada ate a ponta do totano. A mim nao me vai prejudicar em nada pois ja sai ha nove anos mas adoro o meu Pais que neste momento esta entregue a gente que acredita e anda a ler o livro a Alice no Pais das Maravilhas quando a situação é bem diferente

Destaques V+