Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco Assis. Orçamento “não pode ficar manchado por qualquer suspeita”

25 out, 2016 - 11:31

Polémica deve-se à recusa do Governo em fornecer informações pedidas, quer pela oposição quer pela UTAO. Debate do Orçamento do Estado está agendado para esta tarde.

A+ / A-

O eurodeputado socialista Francisco Assis defende que o Governo deve ter uma atitude de abertura e enviar ao PSD as informações que foram pedidas sobre a proposta de Orçamento do Estado.

“A partir do momento em que a oposição a [a informação] reclama e a oposição a considera determinante, julgo que deve haver, da parte do Governo uma atitude de abertura no sentido de facultar essa informação”, considera Assis, em declarações na Renascença.

A polémica, que marca o início da discussão parlamentar do OE 2017, agendado para a tarde desta terça-feira, tem a ver com a recusa do Governo em fornecer informações pedidas tanto pela oposição como pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), o organismo independente de carácter técnico que apoia os deputados em matéria de orçamento.

O PSD considera que não há condições para iniciar o debate e quer a convocação de urgência de uma reunião de líderes parlamentares para analisar a situação.

“É desejável que este orçamento, como todos os demais, aliás, seja discutido num quadro de absoluta transparência. Só assim é que pode haver um debate sério, um debate claro em torno daquele que é um documento de importância excepcional para o país”, sublinha o eurodeputado do PS.

“Este é um dos grandes momentos anuais da vida parlamentar, não pode ficar manchado por qualquer suspeita desta natureza. O Governo pode ter o entendimento de que a informação que está a ser solicitada não é relevante, mas a partir do momento em que, para o principal partido da oposição, ela é relevante, julgo que tem de haver uma atitude de abertura por parte do Governo”, remata.

Francisco Assis fez estas declarações, esta terça-feira, na Renascença, no habitual debate com João Taborda da Gama, que é emitido às terças e quintas-feiras.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlatão
    26 out, 2016 Almada 05:05
    Este quer protagonismo. É um ressabiado e sabe bem que o lugar dele não é onde está e se tivesse um pouco de vergonha, já tinha desaparecido do PS:.
  • Mario
    25 out, 2016 16:02
    KOSTAS. Não gosta? Assis é pessoa séria pessoa honesta, mas o sr, kostas admira mais os charlatões. É vida.
  • Kostas Kurtas
    25 out, 2016 Massa Má 15:34
    Este Assis é bom para substituir o Kuelho à frente do PPD!
  • indignado
    25 out, 2016 15:19
    os socialistas no seu melhor. desde que me conheço nunca jamais em tempo algum, ouvi falar sobre um tema como este.Ocultar documentaçao para discutir um orçamento de estado? em que mundo estou a viver? depois o ps vem armado em anginho dizer que a oposiçao nao apresenta propostas pudera com estes manipuladores eu deixava-os a falar sózinhos. Tenham vergonha, quiseram foi tacho.passem bem.
  • XUXAS MANIPULADORES
    25 out, 2016 Lx 14:52
    Este Costa é um verdadeiro vendedor da banha da cobra e um ilusionista que pensa que os portugueses são parvos... Lamentável este episódio dos socialistas onde a palavra ética pertence ao passado.Mas com líderes poucochinho não podemos esperar transparência mas apenas ocultação de dados, contas, manipulação. Uns verdadeiros trafulhas estes xuxalistas...
  • Jota
    25 out, 2016 14:05
    É só transparencia, É só rigor, o sr bosta no seu melhor. os comentarios que acabo de ler fazem-me rir, tanta ignorancia,será chicana politica pedir documentos que servem de base para um debate?Porque será que os estao a tentar esconder. mais me fazem rir quando dizem que os média põe a noticia na ribalta,só dá jeito quando os média noticiam noticias desfavoraveis á direita. "TRISTES"
  • O que os PSDs
    25 out, 2016 lx 13:06
    Querem, é chicana politica!...Até lhes podiam fornecer tudo, que pediriam mais! Há que baralhar para confundir!...
  • Já cá faltava este
    25 out, 2016 pt 13:03
    Com amigos destes para que são precisos inimigos?...Os media sequiosos de intrigalhada correm de imediato a colocá-los na ribalta!...
  • graciano
    25 out, 2016 alemanha 12:09
    sr francisco de assis o sr esta enganado o ps nao tem nada que dar satisfacoes a ninguem porque o ps e o dono e sr do pais e ainda para mais e apoiado pelo be e pcp partidos da igualdade e da liberdade ou sera que estou enganado kkkkkkkkkkkkk

Destaques V+