Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Caso Galp. Transparência e Integridade defende criação de regras

04 ago, 2016 - 15:34

Associação considera que a polémica em torno das viagens pagas pela petrolífera resulta da “falta de discernimento dos membros do Governo envolvidos e, infelizmente, uma falta de uma cultura de boa gestão e prevenção de conflitos de interesses".

A+ / A-

O caso das viagens pagas pela Galp a membros do Governo demonstra a necessidade urgente de “criar regras claras que definam que tipo de ofertas ou benefícios podem, ou não, receber os membros do governo e os deputados”, na opinião do director executivo da Associação Transparência e Integridade, João Paulo Batalha.

A solução passa por criar um “código de conduta, como já existe em vários países”, para aplicar a membros do Governo e dos gabinetes ministeriais, afirma Batalha, em declarações à Renascença.

Para o porta-voz da Associação Transparência e Integridade, esta solução só é “benéfica para os políticos”, pois permite perceber que tipo de oferta ou benefícios podem aceitar.

João Paulo Batalha acrescenta que, actualmente, “este tipo de coisas é decidido de forma minuciosa e sem grande critério, apenas através do critério individual”.

Segundo o director da Transparência e Integridade, esta regulamentação ainda não existe “porque Portugal tem uma péssima cultura em matéria de conflitos de interesse”. “Não há vontade política em resolver este tipo de situações”, acrescenta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Faria
    04 ago, 2016 Porto 17:42
    "GALP de mestre" o povinho que pague...

Destaques V+