Tempo
|
A+ / A-

Caso Galp. BE e PCP criticam governantes, mas não exigem demissões

04 ago, 2016 - 15:03

Bloquistas e comunistas defendem que cabe ao Governo avaliar a situação e tomar uma decisão sobre o caso das viagens pagas para ir ver jogos do Euro 2016.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda e o PCP, partidos que apoiam o Governo no Parlamento, criticam o comportamento do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, que assistiu a jogos da selecção no Europeu a convite da Galp.

Jorge Pires, membro do comité central do PCP, considera que a atitude do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais é criticável.

“Situações como estas que se verificaram com o secretário de Estado Rocha Andrade não contribuem para a separação entre o poder político e económico, fundamental para o funcionamento do regime democrático em Portugal”, afirma o dirigente comunista.

Apesar de criticar o caso, o PCP não exige demissões e remete para o Governo, para o primeiro-ministro e para o secretário de Estado em causa “a leitura política da situação”.

Também Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, classifica o comportamento de Rocha Andrade como eticamente reprovável, mas não se pronuncia sobre uma eventual demissão do secretário de Estado.

“O Bloco de Esquerda não tem capacidade para demitir membros do Governo, não está no Governo, mas achamos eticamente reprovável a actuação que promove esta ideia de promiscuidade entre grandes grupos económicos e interesses políticos, mesmo que isso caia na folha de serviço de secretários de Estado que estão a desempenhar um papel positivo no Governo. Isto mancha, claramente, a sua folha de serviço”, afirma Pedro Filipe Soares.

O gabinete do primeiro-ministro não se pronuncia sobre o tema e até ao momento ninguém da bancada do PS se disponibilizou para falar do assunto.

À direita, o CDS exige a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e o PSD considera que há indícios de crime.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a recolher informações para verificar se há motivos para investigar o caso das viagens pagas pela Galp a membros do Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manso
    05 ago, 2016 Porto 14:53
    Que mansinha está esta esquerda...Por muito menos do que isto já fizeram manifestações e já pediram cabeças de muita gente mas, agora limitam-se, como sempre, a desresponsabilizar-se da actuação do seu governo, sim, seu porque sem eles não existiria e a olharem para o lado...Vê-se agora a dimensão democratica desta gente...As greves estão proibidas e só aquelas que não causam mossa a CGTP aceita...antes bastava 2 pessoas á porta de uma fabrica e lá estavam eles aos berros, agora até os berros são em silencio.
  • Tatiana
    05 ago, 2016 Lisboa 10:15
    Fizeram bem a Catarina e o Jerónimo não pedir demissões, eles lá sabem porque devem continuar os mesmos Pastores nos lugares da sua Quinta.
  • João
    05 ago, 2016 jmr-1@sapo.pt 10:11
    O que esperar dos partidos mais obscurantistas do mundo? São peritos em vigarices! Para eles governar é, penalizar, piropos, promover barrigas de aluguer, casamentos homossexuais e trampas do tipo que insultem a inteligência das pessoas! Agora com um caso grave de suborno e corrupção é tudo normal! Tudo na linha do comportamento desta gente, que só se lembram da moral da treta com os adversários politicos! Hipócritas nojentos!
  • Su
    04 ago, 2016 Lx 17:59
    De fosse com o ex governo....queria ver......vigaristas... se não fosse o sr presidente da república...não devolviam ...e código de conduta????? ? Hahaha que vergonha...
  • Jaime Menezes
    04 ago, 2016 Paço de Arcos 17:48
    Um dos partidos, excluídos claro está, por razões óbvias, os da direita, terá pedido à GALP e a outras empresas que proporcionam viagens a políticos, para que divulguem uma relação de todos aqueles que já beneficiaram de tais benesses. Seria interessante conhecer tal, pois talvez os agora reclamantes entupam já que, como sempre, eles têm memória curta. Porque.será que agora estão que nem virgens ofendidas e fecharam-se em copas quando aceitaram tachos, o Vítor Gaspar no FMI, o José Luis Arnaud no banco Goldman & Sachs o mesmo banco que acaba de contratar o Barroso??? É incompreensível, até mesmo condenável que políticos, sobretudo governantes, aceitem estas e outras sinecuras.
  • Jorge
    04 ago, 2016 Coimbra 17:21
    Tão mansinhos que BE e PC estão...quem diria...
  • sa dias
    04 ago, 2016 lisboa 17:17
    EU QUE ATÉ VOTEI BE,ESTOU ESTUPFACTO COM A POSIÇÃO DESTE PARTIDO.POR TUDO E POR NADA EXIGIAM A DEMISSÃO, NESTE CASO LAVAM AS MÃOS " O BLOCO NÃO ESTÁ NO GOVERNO" POIS NÃO ?
  • Madala
    04 ago, 2016 Évora 17:17
    Be e pc....pois! Mais uns sapos para engolirem... partidos sem vergonha que se vergam com a maior das facilidades.
  • estranho
    04 ago, 2016 estrangeiro 16:39
    falta a lei da transparencia, anti-corrupcao, anti-suborno
  • 04 ago, 2016 LISBOA 16:25
    A CULPA É DE QUEM LHES DÁ VOTOS, DIREITA, ESQUERDA, CENTRO, PONTA ESQUERDA E PONTA DIREITA ANDAM TODOS AO MESMO, TACHOS, TACHOS, TACHOS PARA ELES , FAMÍLIA E AMIGOS

Destaques V+