Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo em Paris. "A França é excepcional, mas nós somos muito melhores"

11 jun, 2016 - 12:51

"Não temos um amor próprio suficiente", afirma o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez este sábado um discurso de exaltação nacional no lugar do antigo bairro de lata de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, afirmando que "grande país só há um: Portugal".

"Sendo a França um grande país, porque é um grande país, verdadeiramente grande país só há um: é Portugal. Os melhores somos nós. A França é excepcional, mas nós somos muito melhores, mas muito melhores", afirmou o chefe de Estado, perante centenas de emigrantes portugueses e lusodescendentes, numa cerimónia de homenagem ao antigo autarca de Champigny Louis Talamoni.

O primeiro-ministro, António Costa, riu-se quando Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Portugal é o melhor "no futebol, na ciência, nas artes, na cultura, nas empresas, no trabalho" e que os dois se batem contra o pessimismo e se complementam: "Compensamo-nos, porque eu sou hiperactivo, ele é hiperoptimista".

"Às vezes um ego um bocadinho pequenino, não temos um amor próprio suficiente, não temos a auto-estima que é necessária. Eu sou um optimista, o senhor primeiro-ministro então esse é hiperoptimista", considerou o Presidente da República, defendendo que os portugueses devem ter noção das suas qualidades.

No seu discurso, o primeiro-ministro compara os pioneiros da emigração aos navegadores dos Descobrimentos.

"Andámos pelo mundo de muitas formas. Partimos como navegadores, ficámos como conolizadores, mas partimos nas últimas décadas como emigrantes. E se a gesta dos descobridores é uma gesta extraordinária, foi uma geração capaz de se fazer à aventura nos mares, essa aventura da geração de emigrantes dos anos 60 não é menos extraordinária, brilhante e não requereu menos coragem", afirmou António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    13 jun, 2016 vila verde 10:34
    O pais aguenta esta palhassada ? Que tristeza.
  • Domingos
    11 jun, 2016 Ancora 22:06
    E é!!! Por isso milhões imigram. Um insulto à nossa inteligência.
  • Pedro Cabral
    11 jun, 2016 Portugal 18:42
    Por sermos "tão grandes" é que vamos comemorar o dia de Portugal a França!!!!! De facto a nossa emigração é do tamanho do mundo mas isso não é um sinal de grandeza mas sim de fraqueza! Para o ano as comemorações do dia de Portugal vai ser na China! Martelo já aprende mandarim! Nunca ninguém em Portugal levou o ridículo tão longe!
  • fanã
    11 jun, 2016 aveiro 17:07
    Ao ouvirem isto de parte do Presidente Tuga , os Franceses devem estar a morrer de rir . O Dr Marcelo perdeu uma boa ocasião de estar CALADO !
  • PAULO
    11 jun, 2016 OEIRAS 15:45
    MAIS UM DO 8 OU 80

Destaques V+